Diário de São Paulo
Siga-nos

Daniela Seibel: Como as associações de moradores podem ajudar a cidade de São Paulo com iniciativas sustentáveis

Daniela Seibel

Daniela Seibel: Como as associações de moradores podem ajudar a cidade de São Paulo com iniciativas sustentáveis
Daniela Seibel: Como as associações de moradores podem ajudar a cidade de São Paulo com iniciativas sustentáveis

Redação Publicado em 05/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h47


Como as associações de moradores podem ajudar a cidade de São Paulo com iniciativas sustentáveis 

Daniela Seibel

As iniciativas sustentáveis pensadas pelas associações de moradores podem ajudar grandemente a cidade de São Paulo a melhorar seus níveis de poluição ao preservar o meio ambiente. A exemplo da AME JARDINS, associação que representa os interesses dos moradores dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, uma das mais atuantes nas questões de urbanismo e meio ambiente. Nesses bairros, são feitas diversas ações para a preservação do nosso ecossistema.

Entre elas está o oferecimento de uma vida mais sustentável para o lixo, parceria com a cooperativa Yougreen que garante 95% da reciclagem dos resíduos. Com a pandemia do novo coronavírus e mais pessoas em casa, aumentou também o volume de lixo doméstico — principalmente o de compras de mercado, embalagens de delivery, caixas e sacolas em geral. Já há seis meses, a AME tem um projeto piloto em 48 residências, que já realizou a coleta de 10.035 quilos de resíduos.

Em outra vertente, a AME entende a necessidade da população em economizar água em momentos complicados como o que estamos vivendo, quando cinco estados brasileiros, incluindo São Paulo, já estão sofrendo com os efeitos da crise hídrica. Por isso, nós desenvolvemos um projeto que incentiva a redução do uso de água em períodos de seca e o uso de água de reuso na casa dos moradores. Alertamos os moradores da região para os riscos de um racionamento, solicitando a cooperação com condutas simples, mas que são de grande valia, como, por exemplo, evitar lavagem de calçadas e lavagem de veículos, além de diminuir o tempo de banho, não deixar torneiras abertas ao escovar os dentes e fazer a barba. Vistoriar as instalações hidráulicas das residências é outra importante medida que os moradores podem adotar para evitar desperdício de água. As empresas de jardinagem que prestam serviço para AME Jardins também são orientadas a reduzir a frequência de irrigação nas áreas verdes cooperadas.

Decidimos ir além também em relação à campanha do agasalho, tendo pontos de recolhimento em praças públicas dos bairros que cuidamos, ajudando, assim, as comunidades mais vulneráveis de nossa cidade.

Por fim, entendemos a necessidade de preservar o pulmão da cidade — nossa região do Jardins —, e a responsabilidade da associação de moradores de criar um mecanismo de preservação mais forte. Por isso, investimos em equipamentos públicos e, há alguns anos, em mapeamento das árvores, estudando 2.200 espécies nativas, plantando e replantando as mudas corretamente para não modificar o ecossistema.

Assim, entendemos que ajudar a sociedade a entender a importância da sustentabilidade em um mundo como o que vivemos hoje é o nosso papel, bem como a de criar uma São Paulo mais verde.

Daniela Cerri Seibel é presidente da AME Jardins, associação de moradores do bairro dos Jardins

Compartilhe  

Tags

últimas notícias