Diário de São Paulo
Siga-nos

Eleições no CADES: a oportunidade de discutir um meio ambiente mais sustentável

por Daniela Cerri Seibel

Eleições no CADES: a oportunidade de discutir um meio ambiente mais sustentável
Eleições no CADES: a oportunidade de discutir um meio ambiente mais sustentável

Redação Publicado em 23/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h28


porDaniela Cerri Seibel

Eleições no CADES: a oportunidade de discutir um meio ambiente mais sustentável

Entre os dias 21 e 23 de agosto, a Prefeitura de São Paulo realiza processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES. Com regionais em  cada uma das 32 subprefeituras da capital paulista, o CADES é um órgão consultivo e deliberativo de extrema importância para o município, pois atua em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural (áreas verdes) e daquele formado pelas construções residenciais e comerciais.

Os conselheiros eleitos pela sociedade civil para fazer parte de uma regional do CADES devem atuar, junto à subprefeitura local, como porta-vozes da comunidade em demandas relativas às questões ambientais presentes nas políticas públicas envolvendo moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras, dialogando permanentemente com os representantes do poder público.

Tais questões estão no cerne do trabalho desenvolvido pela AME Jardins na região da Subprefeitura Pinheiros compreendida pelos bairros Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulista e Jardim Paulistano. Por isso, nossa associação está empenhada em divulgar a existência e o escopo do CADES  entre os moradores e filiados, buscando, assim, arregimentar pessoas dispostas a se candidatar a uma vaga no conselho da Regional Pinheiros. Temos informação de que há, pelo menos, dois representantes da nossa área concorrendo nessas eleições, cuja votação será realizada de forma online, no portal Participe+ (participemais.prefeitura.sp.gov.br).

Dada a importância dos temas debatidos no âmbito do CADES não apenas para a região, mas para a cidade de São Paulo como um todo, nossa ação tem ido além dos limites da área dos Jardins: desde o início do atual processo eleitoral, a AME tem se esforçado, igualmente, para motivar paulistanos moradores de outras zonas da capital a buscar colaborar com o conselho. Nossa meta é que o órgão ganhe força e representatividade tanto na área da Subprefeitura Pinheiros como em cada uma das outras 31 subprefeituras da cidade.

Colaborando para propor melhorias ou novas ações que tragam impacto positivo sobre o meio ambiente e propiciem o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. É preciso lembrar que, como seres pensantes, temos o dever e a grande responsabilidade de estarmos engajados na luta para minimizar o impacto das nossas próprias ações na natureza. O conselho tem como função paralela aproximar pessoas com essa preocupação em comum, maximizando, portanto, tal engajamento.

E esse, acreditamos, é o caminho para construirmos uma São Paulo melhor para cada um de nós!

Daniela Cerri Seibel é presidente da associação de bairro AME Jardins

Compartilhe  

Tags

últimas notícias