Diário de São Paulo
Siga-nos

Da final da Libertadores à pressão no Paulista: o que mudou no reencontro de Palmeiras e Santos

Rivais na final da Libertadores de 2020, Palmeiras e Santos se reencontram nesta quinta-feira, às 21h, no Allianz Parque. Em momentos diferentes na atual

Libertadores
Libertadores

Redação Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h11


Rivais terão clássico decisivo no torneio estadual nesta quinta-feira, no Allianz Parque

Rivais na final da Libertadores de 2020, Palmeiras e Santos se reencontram nesta quinta-feira, às 21h, no Allianz Parque. Em momentos diferentes na atual edição do torneio sul-americano, as duas equipes jogam valendo a sobrevivência no Campeonato Paulista.

No Grupo C, o Palmeiras é o terceiro colocado, com 15 pontos, três pontos atrás do Novorizontino. Se não vencer o clássico, o time de Abel Ferreira pode ser eliminado. No Grupo D, o Santos vive situação semelhante: está na terceira posição, com 10 pontos, quatro atrás do Guarani, e precisa de um resultado positivo em São Paulo.

O Palmeiras

Do título conquistado no dia 30 de janeiro até hoje, o Verdão enfrentou um momento de pressão após as derrotas nas finais da Supercopa e da Recopa Sul-Americana, ambas nas cobranças de pênaltis.

Com reservas, o time palmeirense não embalou no Campeonato Paulista e foi alvo de cobrança de alguns torcedores. Na Libertadores, porém, a campanha é mais uma vez muito boa – os palmeirenses venceram o Defensa y Justicia na última terça-feira e mantiveram 100% de aproveitamento no Grupo A.

Preocupado com o desgaste do elenco e insatisfeito com a organização da Federação Paulista de Futebol, Abel Ferreira ameaçou escalar o Verdão com o time sub-17 nesta quinta-feira. Alguns dos destaques do time campeão sul-americano não estarão em campo, caso do atacante Breno Lopes, autor do gol da vitória no Maracanã.

Uma possível escalação para o jogo desta quinta tem: Weverton, Danilo Barbosa, Henri e Alan Empereur; Mayke, Felipe Melo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Viña; Wesley e Willian.

O Santos

Desde o vice-campeonato sul-americano, os santistas enfrentaram momentos conturbados. Depois de uma boa campanha na fase eliminatória da Libertadores, o Peixe largou mal na fase de grupos com derrotas contra Barcelona de Guayaquil e Boca Juniors, mas na última terça-feira goleou o The Strongest.

A pressão da torcida por melhores resultados, com direito a cobranças diretas ao técnico Ariel Holan, fez o argentino abandonar o projeto do clube, hoje com o time comandado interinamente por Marcelo Fernandes.

Fora de campo, o Peixe perdeu Soteldo para o Toronto FC, do Canadá, e enfrenta dificuldades para reforçar o plantel, mais uma vez recheado com jovens e promissores talentos das categorias de base. Destaques de 2020 como Lucas Verissimo e Diego Pituca foram negociados, e Sandry se recupera de uma lesão no joelho.

Por causa do planejamento das duas equipes e do pouco tempo para treinar, a tendência é que poucos atletas que estiveram em campo no Maracanã na decisão da Libertadores participem do clássico desta quinta-feira no Allianz Parque.

A provável escalação para o jogo desta quinta tem: João Paulo, Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Vinícius Balieiro, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Marcos Leonardo (Kaio Jorge) e Lucas Braga.

.

.

.

fonte: GE – Globo Esportes.

Compartilhe  

últimas notícias