Diário de São Paulo
Siga-nos

Da academia própria ao gestor de performance: o que Róger Guedes fez para “voar” no Corinthians

Róger Guedes chegou ao Corinthians com suas condições físicas cercadas de desconfiança. Não era para menos. Sem conseguir voltar para o Shandong Taishan, na

Da academia própria ao gestor de performance: o que Róger Guedes fez para “voar” no Corinthians
Da academia própria ao gestor de performance: o que Róger Guedes fez para “voar” no Corinthians

Redação Publicado em 06/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 10h33


Róger Guedes chegou ao Corinthians com suas condições físicas cercadas de desconfiança. Não era para menos. Sem conseguir voltar para o Shandong Taishan, na China, o atacante ficou mais de oito meses sem disputar uma partida oficial.

Porém, o desempenho do camisa 123 em seu início pelo Corinthians surpreendeu. Desde a estreia pelo clube, no empate por 1 a 1 com o Juventude, Róger Guedes emendou uma sequência de 19 partidas, todas como titular.

Foram 1825 minutos em campo (considerando acréscimos), média de 96 por jogo. Ele foi substituído apenas duas vezes e não teve de lidar com nenhuma lesão muscular, diferentemente de Giuliano, Renato Augusto e Willian, outros reforços badalados contratados pelo Timão em 2021.

Os resultados não foram por acaso. Para voltar “voando” ao futebol brasileiro, Róger Guedes contratou um gestor de performance e passou a adotar cuidados especiais.

Mas, afinal, o que seria um gestor de performance?

– Eu não sou só um preparador físico, estou acompanhando ele 24 horas por dia. Cuido não só dos treinos, mas também sono, da recuperação após os jogos, da alimentação e da suplementação. Como faço uma gestão de tudo isso, falo gestão de performance – explicou Ramon Fabris, que é formado em Educação Física e pós-graduado como “personal training”.

Guedes conheceu Fabris em Criciúma, sua cidade natal, ainda em 2017. Mas foi em 2021 que a dupla se aproximou de vez, a ponto de Ramon se mudar para São Paulo para acompanhar de perto a rotina do atleta.

– Eu falei para ele: você precisa estar pronto, pois a qualquer momento pode acontecer alguma coisa, aparecer um clube, e você não terá tempo para pré-temporada. Tem que chegar forte, potente e rápido – comentou o gestor de performance.

Antes de fechar com o Corinthians, Guedes fez trabalhos diários no campo e na academia para manter a forma física. Só tinha descanso aos domingos.

– Eu estimulei bastante o Róger, que tinha a consciência de que necessitava de que precisava trabalhar naquele período sabático, um tempo longo sem jogar. Ele não voltou ao Brasil à toa. Vendemos ideia, e o jogador comprou e executou – afirmou Paulo Pitombeira, empresário do atleta.

Os cuidados de Róger Guedes continuaram após fechar com o Timão. Além de contar com os serviços de Ramon Fabris, de uma nutricionista e de uma cozinheira, ele decidiu montar uma academia em casa.

– Ele comprou o que tem de melhor e de mais moderno no mercado. Posso dizer que poucos clubes têm uma estrutura como a dele, com equipamentos pneumáticos, por exemplo – disse o preparador físico.

Academia que Róger Guedes montou na própria casa — Foto: Divulgação

Academia que Róger Guedes montou na própria casa — Foto: Divulgação

Ramon Fabris vai semanalmente ao CT do Corinthians e lá se reúne com Flávio de Oliveira, preparador físico do clube, para traçar a programação do camisa 123. O gestor de performance faz questão de ressaltar que seu trabalho passou a ser complementar desde que Guedes se transferiu para o Timão.

Quase todos os dias o atacante faz algum trabalho fora do clube, seja um treino regenerativo na piscina, o uso de bota pneumática ou mesmo uma sessão de exercícios na academia.

.

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias