Diário de São Paulo
Siga-nos

Cultura abre inscrições para a 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, as inscrições para a seleção dos

Cultura abre inscrições para a 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia
Cultura abre inscrições para a 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia

Redação Publicado em 22/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h46


A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abre nesta segunda-feira, dia 20 de agosto, as inscrições para a seleção dos espetáculos teatrais que vão compor a programação da 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), que será realizada 23 a 30 de janeiro de 2019. Serão selecionados oito espetáculos nacionais do gênero comédia. As inscrições on-line são gratuitas e estarão disponíveis até o dia 28 de setembro de 2018, no portal da Prefeitura.

O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) é um projeto composto por uma mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia, ações formativas e debates envolvendo artistas participantes, público e convidados. Além de exposições e lançamentos editoriais.

Novidades

O JBC foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2019, completa 17 anos de história com uma novidade: a Mostra Descentralizada, que vai levar os espetáculos para outros oito espaços alternativos pela cidade, em diferentes bairros e regiões do município. São eles: Lealdade/Amizade, Santa Clara, Distrito de Talhado, Distrito de Engenheiro Schimitt, Vila Toninho, Nova Esperança, Eldorado e Vila Azul.

Além do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, que irá receber os oito espetáculos selecionados, cada peça também será encenada em um dos locais escolhidos para receber da Mostra Descentralizada. Após cada apresentação haverá um debate, 16 no total. A Casa de Cultura Dinorath do Valle vai sediar uma oficina para classe artística e ainda oito workshops.

“Em 2019, o Janeiro da Comédia acontecerá em dez espaços diferentes. Descentralizar o festival é um desejo antigo e fazer essa extensão para os bairros é de certa forma, função do poder público, cumprindo o seu papel de criar acesso à Cultura. Com o FIT nós já fazemos isso e agora também com o JBC para proporcionar para a população de Rio Preto um contato direto tanto com as obras como as reflexões por meio dos bate-papos”, explica o coordenador do JBC e assessor da Secretaria de Cultura, Jorge Vermelho.

Inscrições

Podem se inscrever companhias, produtoras, grupos e artistas independentes. Todos os integrantes devem apresentar registro profissional junto às entidades regulamentadoras de cada categoria. Cada espetáculo participante deverá oferecer uma oficina gratuita, com temática voltada ao gênero da comédia. Os grupos poderão inscrever mais de um espetáculo, sendo que cada inscrição deverá ser feita separadamente. Espetáculos que já foram apresentados no JBC, em edições anteriores, não podem participar.

O processo de avaliação das propostas inscritas será realizado em três etapas: triagem administrativa com conferência de todos os materiais obrigatórios; processo seletivo que vai avaliar o conteúdo das propostas classificadas na primeira etapa e contratação.

A Secretaria de Cultura vai nomear uma Comissão de Seleção composta por profissionais da área das artes cênicas para selecionar, dentre os trabalhos inscritos, aqueles que participarão do Janeiro Brasileiro da Comédia – edição 2019, bem como, convidar espetáculos. O número de espetáculos selecionados e a composição da programação atenderão critérios artísticos e financeiros do JBC. A programação completa do Janeiro Brasileiro da Comédia será divulgada em dezembro.

Compartilhe  

últimas notícias