Diário de São Paulo
Siga-nos

Cuidados com os animais no inverno são essenciais na prevenção de doenças

Com a chegada do inverno e a queda abrupta nas temperaturas, a saúde dos pets fica prejudicada. Além de sofrerem com o desconforto causado pelo frio, os cães

Cuidados com os animais no inverno são essenciais na prevenção de doenças
Cuidados com os animais no inverno são essenciais na prevenção de doenças

Redação Publicado em 05/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h24


Veterinário de Sorocaba (SP) dá dicas de como prevenir a traqueobronquite infecciosa canina e a rinotraqueíte felina, doenças mais propensas em cães e gatos em temperaturas mais baixas.

Com a chegada do inverno e a queda abrupta nas temperaturas, a saúde dos pets fica prejudicada. Além de sofrerem com o desconforto causado pelo frio, os cães e gatos são mais propensos a desenvolverem problemas de saúde nesta época.

Segundo o veterinário Albino de Batista Neto, de Sorocaba (SP), doenças como traqueobronquite infecciosa canina – conhecida como tosse dos canis ou gripe dos cães –, além de doenças respiratórias e osteoarticulares em animais idosos, são algumas das patologias mais frequentes nos pets durante o inverno.

  • Cães: Traqueobronquite infecciosa canina (similar à gripe dos humanos). Tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que cão está engasgado são sinais de gripe nos cães.
  • Gatos: Panleucopenia, calicivirose e rinotraqueíte felina (similar à gripe dos humanos). Espirros, secreção nasal, falta de apetite e febre são sintomas dessa doença nos felinos.

Para evitar que seu pet sofra com a temperatura mais fria do ano. O veterinário elencou uma série de cuidados que devem ser tomados com esses animais:

  • Evite que os animais fiquem expostos ao frio intenso e a umidade;
  • Priorize o uso de caminhas e cobertas;
  • Evite passear com seu pet em horários onde o frio é mais intenso, como o início da manhã ou o final da tarde, por exemplo;
  • Estimule o consumo de água distribuindo mais potes pela casa e fazendo uso de fontes, que mantêm a água em movimento.

Alimentação dos pets

De acordo com o veterinário, a alimentação dos cães e gatos no inverno também deve ser levada em consideração, pois eles têm maior apetite por causa de o gasto energético ser maior.

“O indicado é que se aumente de 15% a 20% a quantidade de ração fornecida ao animal durante o inverno, mas esse aumento deve ser muito bem analisado para se evitar a obesidade. Os animais obesos devem receber a quantidade e a ração habituais”, explica o veterinário.

Vacinação em dia

Além dos demais cuidados, os tutores devem estar com a vacinação dos seus pets em dia, já que no inverno o estresse da mudança das temperaturas favorece o aparecimento das viroses nos animais. No entanto, o ideal é que esse acompanhamento seja feito durante o ano todo.

“A vacina indicada para os cães neste período é a traqueobronquite infecciosa canina. Para os gatos é a vacina V3 e V4, que protege os felinos das infecções que afetam a parte respiratória e ocular”, diz o especialista.

Frequência dos banhos

Durante o inverno, os banhos não devem ser descartados. Segundo o veterinário Albino, o processo de higienização do pet pode ser realizado normalmente, mas com menor frequência.

“O banho pode ser indicado no inverno, mas diminuindo sua frequência. É importante ter o cuidado de secar bem o animal e não sair com ele no frio logo após o banho. O indicado é que se aguarde um tempo após o banho, para evitar o choque de temperatura.”

Roupinhas

Os acessórios não servem apenas para embelezar os animais. As roupinhas ajudam a manter o calor dos pets, principalmente dos animais com pêlo curto ou que não possuem subpelo. Embora esses cuidados sejam essenciais, é importante que o tutor:

  • Escove os pêlos dos pets todos os dias para que não embolem e causem desconforto ou, até mesmo, a proliferação de fungos;
  • Troque a roupinha a cada dois dias, para evitar o acúmulo de sujeira e umidade.

Caminhas e cobertores

Pandora, cachorra da raça Spitz Alemão, na sua caminha com manta para se esquentar neste inverno (Foto: Matheus Henrique Palma/Arquivo Pessoal)

Pandora, cachorra da raça Spitz Alemão, na sua caminha com manta para se esquentar neste inverno (Foto: Matheus Henrique Palma/Arquivo Pessoal)

Para o desenvolvedor Matheus Henrique Palma, tutor da Pandora, uma Spitz Alemão de dois anos de idade, os cuidados com a raça que possui subpelo são importantes.

“Essa raça tem uma proteção maior contra o frio e, por conta disso, não colocarmos roupinha na Pandora. Mas ela tem uma caminha com manta, que deixa o espaço aquecido para ela. É importante os pets terem esse espaço próprio deles”, conclui.

Cuidados com os animais no inverno incluem o uso de caminha, mantas e roupinhas para aquecer os pets (Foto: Matheus Henrique Palma/Arquivo Pessoal)

Cuidados com os animais no inverno incluem o uso de caminha, mantas e roupinhas para aquecer os pets (Foto: Matheus Henrique Palma/Arquivo Pessoal)

Compartilhe  

últimas notícias