Diário de São Paulo
Siga-nos

Cristiane Brasil: Ivette Vargas, uma desbravadora sem laurel

Formada em Geografia, História e Letras, a jornalista Ivette Vargas foi seis vezes deputada federal por São Paulo. Cassada em 1969, voltaria à cena política

Cristiane Brasil: Ivette Vargas, uma desbravadora sem laurel
Cristiane Brasil: Ivette Vargas, uma desbravadora sem laurel

Redação Publicado em 08/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h26


Ivette Vargas, uma desbravadora sem laurel

Formada em Geografia, História e Letras, a jornalista Ivette Vargas foi seis vezes deputada federal por São Paulo. Cassada em 1969, voltaria à cena política após refundar a sigla que seu tio-avô consagrara como a representação de todos os “trabalhadores do Brasil”. Foi a primeira mulher a presidir um partido e acumular o papel de líder, feito que nenhuma outra conseguiu superar e poucos homens repetiram até hoje. Sua expressiva votação, em 1983, com mais de 266 mil votos, lhe rendeu a liderança do partido.

Discursando para ela, in memorian, o então deputado federal Nelson Marchezan afirmou: “Numa época em que o sexo feminino era praticamente alheio à política, Ivette Vargas dispensou os discursos e as teorias para, com seu exemplo, exercitar seus direitos de cidadã. E embora nunca tenha participado abertamente de qualquer grupo feminista organizado, é possível dizer que, por sua vida e seu trabalho, foi uma grande líder deste movimento de participação da mulher no Brasil.”

Ou seja: Ivette não via em seus pares, majoritariamente homens durante quase toda sua vida, um óbice para seu sucesso. Ao contrário, utilizou-se de uma habilidade atribuída às mulheres – a conciliação, o diálogo – para construir o ambiente político que culminaria na redemocratização do Brasil.

Ela morreu aos 56 anos de câncer de mama, em janeiro de 1984. Segundo relatos, mesmo no apartamento 408 do Hospital Sírio e Libanês, acompanhou a política de perto.  Dizia: “Surpreendo-me com que as pessoas se surpreendam com a minha garra (…). É preciso não desanimar, não se deixar derrotar pela adversidade.”

Recentemente, notáveis mulheres foram homenageadas na Câmara dos Deputados, cedendo seus nomes a ambientes como plenários e corredores. Ivette Vargas, no entanto, não foi laureada. Espero que este equívoco seja em breve corrigido.

Aproveito para homenagear todas as mulheres, guerreiras em suas batalhas singulares, neste Dia Internacional da Mulher.

Cristiane Brasil é ex-deputada federal, advogada e colunista do Diário de S, Paulo

Compartilhe  

Tags

últimas notícias