Diário de São Paulo
Siga-nos

Covid-19: Fiscais encontram 12 infrações em shoppings no Rio de Janeiro

A Vigiância Sanitária encontrou 12 infrações em shoppings que reabriram neste sábado, dia 13, em meio à pandemia do coronavírus , na cidade do Rio , que

Covid-19: Fiscais encontram 12 infrações em shoppings no Rio de Janeiro
Covid-19: Fiscais encontram 12 infrações em shoppings no Rio de Janeiro

Redação Publicado em 13/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h13


Foram realizadas 19 inspeções nesta ação da Subsecretaria que, desde a última quinta-feira, aplicou 50 multas e interditou seis lojas

A Vigiância Sanitária encontrou 12 infrações em shoppings que reabriram neste sábado, dia 13, em meio à pandemia do coronavírus , na cidade do Rio , que contabiliza 41.411 casos confirmados da Covid-19 e 4.993 mortes. Foram realizadas 19 inspeções nesta ação da Subsecretaria que, desde a última quinta-feira, aplicou 50 multas e interditou seis lojas. Até o momento, a fiscalização inspecionou 69 locais comerciais.

O objetivo da operação Vigilância no Shopping é verificar irregularidades referentes às normas higiênico-sanitárias estão sendo cumpridas, além de reforçar as orientações das autoridades de Saúde sobre a importância de se colocar barreiras de proteção. A ação da Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, monitora também o comércio de rua, que ainda não está autorizado a abrir.

De acordo com a prefeitura do Rio , como a cidade é afetada por uma pandemia , a multa aplicada nesse caso “é a gravíssima, com o valor de R$ 13 mil, mas que, em casos de reincidência, pode passar de R$ 50 mil”. Além do registro da infração, o lojista pode ter a licença sanitária cassada e corre o risco de ficar até três meses sem abrir. Para se evitar a disseminação da Covid-19, é indicado o isolamento social, evitando-se pontos de aglomeração.

Combate

Entre as medidas para mitigar o contágio por coronavírus estão o uso obrigatório de máscaras, o controle de acesso a shoppings, lojas e estacionamentos e a disponibilização de álcool gel para funcionários e clientes.

O superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, médico-veterinário Flávio Graça, afirmou que espera pelo cumprimento das regras para que não seja preciso aplicar penalidades como a interdição.

“A Prefeitura espera que todas as lojas e os shoppings se adequem às normas, porque não é interesse a infração, a multa. No entanto, nossas equipes não vão se ater a realizar sua competência caso constatem qualquer infração”, disse Graça em um comunicado.

Ao todo, atuaram na operação nos shoppings do Rio seis comboios formados por equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal e Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda.

IG
Compartilhe  

últimas notícias