Diário de São Paulo
Siga-nos

Covid-19: Cidade do Rio muda cálculo de mortes e registra menos óbitos

O município do Rio de Janeiro modificou a forma de calcular as mortes causadas por covid-19. Agora, em vez de registrar os casos depois do resultado dos

Covid-19: Cidade do Rio muda cálculo de mortes e registra menos óbitos
Covid-19: Cidade do Rio muda cálculo de mortes e registra menos óbitos

Redação Publicado em 27/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h04


Com a nova metodologia, a capital fluminense tem hoje 1.801 mortes

O município do Rio de Janeiro modificou a forma de calcular as mortes causadas por covid-19. Agora, em vez de registrar os casos depois do resultado dos exames, a Secretaria Municipal de Saúde usará a certidão de óbito no momento do sepultamento para confirmar a causa da morte.

Por isso, só serão registradas mortes por covid-19 caso a certidão de óbito aponte a doença como causa do óbito. A justificativa da Secretaria é fornecer dados mais fidedignos. A nova metodologia não registra, no entanto, confirmações feitas depois de sepultamentos nos casos em que as certidões de óbito não foram corrigidas para conter a nova informação.

Com a nova metodologia, a cidade do Rio de Janeiro passou a registrar cerca de mil casos a menos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital fluminense tem 1.801 óbitos por covid-19. Já de acordo com os dados de ontem da Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes da cidade chega a 2.978.

EBC

Compartilhe  

Tags

últimas notícias