Diário de São Paulo
Siga-nos

Covas lidera entre os mais ricos, enquanto Russomano tem maioria entre os jovens

A última  pesquisa Ibope sobre o primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo mostra o candidato Bruno Covas (PSDB) à frente de Celso Russomano

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 03/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 22h02


Candidato tucano tem maioria das intenções de voto entre eleitores que se declaram brancos, têm mais de 55 anos, ensino superior e ganham mais de 5 salários

A última  pesquisa Ibope sobre o primeiro turno das eleições para a prefeitura de São Paulo mostra o candidato Bruno Covas (PSDB) à frente de Celso Russomano (Republicanos) em apenas quatro dos 20 recortes realizados. A pesquisa analisou as intenções de voto por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor.

Covas tem mais intenções de voto em eleitores com 55 anos ou mais (30%), contra 23% de Russomano. Entre brasileiros com ensino superior, o tucano tem 23% das intenções; Russomano tem 15%.

As intenções de voto também são maiores para Covas entre os eleitores que ganham mais de cinco salários: 25% contra 12% de Russomano. Por fim, Covas lidera entre os eleitores que se declaram de cor branca: 26% contra 22% de Russomano.

Entre os eleitores de religião católica, Covas e Russomano aparecem empatados, ambos com 26%. Entre os homens, Russomano tem 28%, contra 18% de Covas. Já entre as mulheres, a diferença é de dois pontos percentuais, sendo 26% para Russomano e 24% para Covas.

Entre jovens de 16 e 24 anos, 28% das intenções são de Russomano, e 12% para Covas. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) aparece em terceiro lugar nessa faixa etária. Entre candidatos que se declaram pretos ou pardos, Russomano tem 30%. Covas aparece com 19% das intenções.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de São Paulo”, a pesquisa ouviu 805 eleitores, registrados no TRE-SP, entre 30 de setembro e 1º de outubo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na pesquisa geral, Celso Russomano mantém a primeira posição da corrida pela prefeitura, com 26%, e Bruno Covas segue em segundo lugar, com 21%. Os dois estão empatados dentro da margem de erro. Na terceira posição, a pesquisa revela empate técnico entre Guilherme Boulos (PSOL), com 8% das intenções, e Márcio França (PSB), com 7%.

A pesquisa também mostra que 20% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 8% estão indecisos.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias