Diário de São Paulo
Siga-nos

Coutinho comenta críticas na Espanha e festeja volta à Seleção: “Como se fosse a primeira vez”

De volta à seleção brasileira após um ano, o meia Philippe Coutinho festejou a oportunidade dada a ele pelo técnico Tite e disse estar bem fisicamente, sem

Coutinho comenta críticas na Espanha e festeja volta à Seleção: “Como se fosse a primeira vez”
Coutinho comenta críticas na Espanha e festeja volta à Seleção: “Como se fosse a primeira vez”

Redação Publicado em 08/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h11


Convocado para enfrentar Colômbia e Argentina, meia do Barcelona deu entrevista nesta segunda

De volta à seleção brasileira após um ano, o meia Philippe Coutinho festejou a oportunidade dada a ele pelo técnico Tite e disse estar bem fisicamente, sem dores ou incômodos.

Recuperado de grave lesão no joelho direito, a qual o fez passar por três cirurgias, Coutinho foi convocado para os jogos das Eliminatórias contra Colômbia, nesta quinta-feira, e Argentina, na próxima terça.

– Me sinto muito bem. Óbvio que ficar nove meses parado não é fácil, vir de três cirurgias seguidas no mesmo joelho… Mas desde que voltei não sinto nenhuma dor, nenhum incômodo. Mas me sinto bem. Voltei em setembro, já tem um tempo, estou feliz em estar de volta. É como se fosse a primeira vez, é assim que encaro toda vez que estou na Seleção. É uma honra vestir essa camisa – afirmou o jogador, que não veste a amarelinha desde outubro de 2020.

– Já passou um tempo que voltei a jogar. Claro que não tive uma sequência de jogos como titular, como eu gostaria, mas infelizmente não tive. Eu estou 100%, estou muito feliz de estar aqui de volta –completou.

Philippe Coutinho concedeu entrevista coletiva na seleção brasileira — Foto: Reprodução

Philippe Coutinho concedeu entrevista coletiva na seleção brasileira — Foto: Reprodução

O meia também comentou algumas críticas da imprensa espanhola nas últimas semanas. No domingo, o jornal “Sport”, de Barcelona, tratou de uma suposta reação preguiçosa do jogador em aquecimento de partida do Barça na liga espanhola – Coutinho ficou no banco os 90 minutos em empate contra o Celta de Vigo em 3 a 3.

– Fiquei meio surpreso quando cheguei em casa e vi algumas notícias. Na minha vida nunca faltei com profissionalismo. Sempre respeitei a todos, com todo mundo que trabalhei. Mas tudo bem, respeito a opinião de vocês jornalistas. Falando sobre a convocação, estou muito feliz, tenho muita vontade de estar de volta. Venho com a cabeça no trabalho, focado no trabalho, para poder conquistar as coisas mediante ao trabalho, nesses dez dias que tenho aqui.

Aos 29 anos, Coutinho é o quarto jogador que mais atuou na era Tite na Seleção, desde 2016. Ele disputou 46 jogos com o treinador, atrás apenas de Marquinhos, Casemiro e Gabriel Jesus.

Pelo Barcelona nesta temporada, Coutinho jogou 11 partidas, sendo quatro como titular.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Philippe Coutinho:

O que fazer para voltar a ser o “velho Coutinho”?

– Trabalho é o principal. É a tecla que sempre bato. Batalhei bastante para vir aqui e ser convocado pela primeira vez. Batalhei bastante para me manter aqui. E batalhei muito para depois de três cirurgias poder voltar. É o trabalho, a dedicação, é o que me proponho aqui. Não tive uma sequência de cinco ou seis jogos jogando, mas é o trabalho que vai fazer as pessoas me olharem com outros olhos.

Vasco

– É um momento difícil. Eu, como torcedor, acompanho de longe. Sempre quero o melhor para o Vasco, tenho um carinho e uma gratidão enorme pelo clube. Vivi muitos anos lá. Espero um dia voltar. Queríamos que tivesse vencido o jogo, que houvesse mais chance para subir, mas fico de longe torcendo, querendo o melhor para esse clube.

Xavi, técnico do Barça, convidado para ser auxiliar de Tite

– Fiquei sabendo por você. Xavi foi um grande jogador, um grande ídolo no futebol. E agora está de volta a casa, ao Barcelona. Espero que ele possa ter muito sucesso junto com o grupo que nós temos. Fui pego de surpresa, não sabia. Pude conversar uma vez com ele quando tive uma visita a alguns médicos do Catar, sei do grande cara que ele é, com certeza vai fazer um grande trabalho no Barcelona.

Disputa com Paquetá

– É boa a evolução dele, é um grande jogador. É bom para a Seleção ter grandes jogadores. Venho aqui na base do trabalho, quero poder trabalhar nesses 10 dias, dar o meu máximo. Aqui na seleção sempre foi assim: aquele que estiver em melhores condições, em melhor momento, é quem joga, que merece jogar. Venho aqui trabalhar forte e buscar o meu espaço.

Como viu a Seleção enquanto esteve fora?

– É uma campanha muito boa que a Seleção vem fazendo. Claro que não terminou e precisamos confirmar isso. Acompanhava de longe e torcia, claro, como todo brasileiro. Temos dois jogos importantes, Colômbia e Argentina. Vamos nos preparar ao máximo para fazer um grande jogo, somar os pontos que pudermos, para depois jogar contra a Argentina e fazer um grande jogo também.

Posicionamento

– Obviamente, falar de posição é com o comandante. Estou muito feliz de poder voltar a estar com a seleção, depois de um período grande. Sempre pensei em voltar a vestir essa camisa, então aproveito para agradecer ao Tite e à todo o estafe. Nos momentos de cirurgia eles estiveram comigo, recebi diversas visitas do Fábio (Mahseredjian, preaparador físico), doutor Rodrigo (Lasmar) que me operou… Sobre posições, não fizemos nem o primeiro treino. Vamos conversar, e a comissão vai colocar a ideia para o próximo jogo, contra a Colômbia. Mediante isso é buscar o melhor para a seleção.

“Mais forte do que antes”. Por que essa frase?

– Depois de tudo o que eu passei, tudo o que aconteceu no último ano, foi muito difícil. Gerou muitas incertezas na minha cabeça. Foi com muito trabalho, muita dedicação, eu pude voltar a jogar futebol. Essa frase é a parada que eu sinto. Depois de tudo o que eu passei, me sinto merecedor de tudo isso, de estar aqui de volta, mais forte mentalmente, depois de tudo o que eu passei.

Europeus x sul-americanos

– Acredito que estamos no caminho certo. É algo difícil de se falar, até porque não temos muito jogos contra eles, por causa do calendário de competições. Acredito que estamos no caminho certo, o Brasil está no caminho certo. Vemos a evolução a cada jogo, e os resultados estão vindo. Tenho muita confiança nessa seleção.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias