Diário de São Paulo
Siga-nos

Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão nas praias do Rio

A Operação Verão 2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começou hoje (21), primeiro dia da nova estação, com reforço de

Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão nas praias do Rio
Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão nas praias do Rio

Redação Publicado em 21/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h56


Efetivo e equipamentos reforçados vão garantir segurança de banhistas

A Operação Verão 2021 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) começou hoje (21), primeiro dia da nova estação, com reforço de efetivo e de equipamentos para garantir a segurança dos banhistas. Cerca de 1,2 mil guarda-vidas da corporação vão monitorar as praias do estado com o apoio de 20 motos aquáticas.Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão nas praias do RioCorpo de Bombeiros inicia Operação Verão nas praias do Rio

A força-tarefa terá ainda apoio de 150 alunos do Curso de Salvamento no Mar (CSMar 2020) e do módulo de Salvamento Marítimo do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares Guarda-Vidas (CFSD GV 2019).

Outra novidade da estação são as 2,5 mil placas de sinalização de perigo e os 200 totens informativos que estão sendo instalados em pontos estratégicos da orla. O material vai complementar a comunicação com os banhistas, que hoje já é feita por meio de bandeiras que alertam sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na área.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, o planejamento adotado pela corporação nesta época do ano tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização para evitar afogamentos.

“O investimento feito na aquisição de novas embarcações e na sinalização das praias é superior a R$ 2,7 milhões. É a taxa de incêndio salvando vidas. Além disso, pela primeira vez, vamos dispor de quatro aeronaves para patrulhar todo o litoral fluminense, de Campos a Paraty, todos os fins de semana, para melhorar ainda mais o tempo-resposta dos nossos socorros”, afirmou.

Recomendações

As principais recomendações para os banhistas são: procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas, respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização e perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar. É também importante não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar e evitar entrar na água logo após se alimentar.

Outras precauções são: não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água, e evitar locais que são conhecidos como points de surfistas, de forma a  prevenir acidentes com pranchas.

É preciso ainda não desviar a atenção um só instante das crianças, que podem ser identificadas com nome e telefone para contato. E mais: caso a pessoa saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia.

Praias lotadas

Apesar do aumento do número de casos e de mortes no Rio de Janeiro por covid-19, os cariocas lotaram as praias em mais um fim de semana de forte calor.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que registrou, até este domingo (20), 406.820 casos confirmados e 24.473 óbitos pelo novo coronavírus no estado.

Há ainda 340 óbitos em investigação e 2.454 foram descartados. Entre os casos confirmados, 375.813 pacientes se recuperaram da doença.

A capital fluminense tem 14.293 mortes pela doença e 156.583 casos confirmados.

Hospitalizações

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que a rede municipal tem 923 leitos para covid-19. Destes, 293 são leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, no município é de 92%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria está em 83%.

Nas unidades da rede municipal, há 696 pacientes internados, sendo 284 em UTI. A rede SUS na capital tem 1.408 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 600 em UTI.

Ontem (20), havia 329 pessoas aguardando transferência para leitos na capital e na Baixada Fluminense, sendo 209 para leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19. Segundo a pasta, as pessoas que esperam por leitos de UTI estão sendo assistidas em leitos de unidades, com monitores e respiradores.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias