Diário de São Paulo
Siga-nos

Corinthians pode alcançar vaga na Libertadores se repetir campanha do primeiro turno; veja projeções

O Corinthians abre o segundo turno do Campeonato Brasileiro com o pensamento voltado para buscar uma vaga na Libertadores da próxima temporada. É este o

Corinthians pode alcançar vaga na Libertadores se repetir campanha do primeiro turno; veja projeções
Corinthians pode alcançar vaga na Libertadores se repetir campanha do primeiro turno; veja projeções

Redação Publicado em 09/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h11


Compare pontuações que garantiram vagas nas últimas cinco edições do Brasileirão

O Corinthians abre o segundo turno do Campeonato Brasileiro com o pensamento voltado para buscar uma vaga na Libertadores da próxima temporada. É este o desejo da diretoria, que foi ao mercado e buscou reforços de qualidade para mudar o patamar do elenco. A ideia é disputar títulos em 2022.

Atualmente em sexto lugar e invicto há cinco jogos, o Timão sabe que o sonho é viável, ainda mais levando em consideração que a equipe tem apenas a disputa do Brasileirão na sequência da temporada, ao contrário de outros concorrentes.

ge buscou a pontuação mínima que levou os times à Libertadores nas últimas cinco edições do Brasileirão para entender o tanto que o Timão está perto de conseguir a vaga. O próximo jogo é neste domingo, contra o Atlético-GO, às 18h30, em Goiânia, pela 20ª rodada.

Sylvinho em Corinthians x Juventude — Foto: Marcos Ribolli

Sylvinho em Corinthians x Juventude — Foto: Marcos Ribolli

De 2016 a 2020, dois times conseguiram chegar à fase preliminar com 54 pontos (os times do Brasil começam na segunda fase). E um conseguiu chegar à fase de grupos com apenas 56 pontos.

O Corinthians tem 28 pontos e 19 jogos pela frente. Ou seja, são 57 pontos possíveis ainda. Para alcançar a “nota de corte” de vaga à fase de grupos, faltariam os mesmos 28 pontos, conquistados com sete vitórias e sete empates (foram cinco derrotas no turno).

Essa pontuação, considerada baixa para uma vaga direta à fase de grupos, só foi possível ao Flamengo em 2017 porque o Cruzeiro era campeão da Copa do Brasil e o Grêmio da Libertadores – e ambos terminaram em posições altas da tabela, abrindo o chamado G-8, com o G-6 classificando direto.

Atualmente, dos cinco times acima do Corinthians na tabela, todos têm outros torneios para disputar. Flamengo e Atlético-MG têm Libertadores e Copa do Brasil; Palmeiras tem Libertadores; Fortaleza tem Copa do Brasil; e Red Bull Bragantino tem Copa Sul-Americana.

Assim, há novamente a possibilidade de existir um G-8 no Brasileirão. Se houver, mesmo terminando em sexto, o Corinthians se classificaria à fase de grupos da Libertadores 2022.

Róger Guedes comemora gol em Corinthians x Juventude — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Róger Guedes comemora gol em Corinthians x Juventude — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Sarrafo alto

Subindo o nível de dificuldade, a pontuação mais alta por uma vaga na segunda fase da Libertadores aconteceu em 2018, com o Atlético-MG, que fez 59 pontos. Ou seja, o Timão precisaria de uma vitória a mais (ou três empates) em relação à campanha do primeiro turno.

A pontuação de vaga na fase de grupos mais alta dos últimos cinco anos foi no mesmo ano, com o Grêmio tendo feito 66 pontos. Cenário que obrigaria o Corinthians a fazer dez pontos a mais em relação ao primeiro turno, com três vitórias e um empate, por exemplo.

Veja as pontuações que levaram times à Libertadores nas últimas cinco edições de Brasileirão:

Brasileirão 2020

O Brasileirão 2020 terminou com os oito primeiros times da tabela classificados à Libertadores. O Santos foi o último deles, começando a disputa do torneio continental da segunda fase, depois de ter feito 54 pontos, assim como o Grêmio. O Palmeiras era o atual campeão do torneio.

  1. Flamengo – 71 pontos
  2. Internacional – 70 pontos
  3. Atlético-MG – 68 pontos
  4. São Paulo – 66 pontos
  5. Fluminense – 64pontos
  6. Grêmio – 59 pontos
  7. Palmeiras – 58 pontos*
  8. Santos – 54 pontos

Pontuação de corte para vaga direta e fase preliminar, respectivamente, de 64 e 54 pontos.

Brasileirão 2019

O Brasileirão de 2019 também teve seus oito primeiros colocados classificados, o último deles justamente o Corinthians, com 56 pontos, que, assim como o Internacional, começou a disputa nas fases preliminares. O Flamengo era o atual campeão do torneio, e o Athletico, da Copa do Brasil.

  1. Flamengo – 90 pontos*
  2. Santos – 74 pontos
  3. Palmeiras – 74 pontos
  4. Grêmio – 65 pontos
  5. Athetlico – 64 pontos*
  6. São Paulo – 63 pontos
  7. Internacional – 57 pontos
  8. Corinthians – 56 pontos

Pontuação de corte para vaga direta e fase preliminar, respectivamente, de 63 e 56 pontos.

Brasileirão 2018

Na edição de 2018, o último classificado à Libertadores foi o Atlético-MG, sexto colocado, com 59 pontos, que disputou as fases preliminares junto com o São Paulo, que terminou em quinto lugar.

Cruzeiro e Athletico, campeões da Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente, entraram na disputa, mas não abriram vaga a outros times via Brasileirão por estarem em posições mais baixas.

  1. Palmeiras – 80 pontos
  2. Flamengo – 72 pontos
  3. Internacional – 69 pontos
  4. Grêmio – 66 pontos
  5. São Paulo – 63 pontos
  6. Atlético-MG – 59 pontos

Pontuação de corte para vaga direta e fase preliminar, respectivamente, de 66 e 59 pontos.

Brasileirão 2017

Em 2017, ano em que o Corinthians terminou como campeão brasileiro, foram oito classificados. Destes, sendo Chapecoense, com 54 pontos, e Vasco, com 56, para as fases preliminares do torneio. Da lista, o Cruzeiro era o atual campeão da Copa do Brasil, e o Grêmio, da Libertadores, abrindo o G-8.

  1. Corinthians – 72 pontos
  2. Palmeiras – 63 pontos
  3. Santos – 63 pontos
  4. Grêmio – 62 pontos*
  5. Cruzeiro – 57 pontos*
  6. Flamengo – 56 pontos
  7. Vasco – 56 pontos
  8. Chapecoense – 54 pontos

Pontuação de corte para vaga direta e fase preliminar, respectivamente, de 56 e 54 pontos.

Brasileirão 2016

A edição de 2016 teve os seis primeiros classificados do Brasileirão disputando a Libertadores do ano seguinte. As duas últimas vagas ficaram com Botafogo, 59 pontos, e Athletico, com 57. A Chapecoense era campeã da Sul-Americana, e o Grêmio, da Copa do Brasil, mas ambos ficaram em posições abaixo na tabela e não abriram vagas a outros times.

  1. Palmeiras – 80 pontos
  2. Santos – 71 pontos
  3. Flamengo – 71 pontos
  4. Atlético-MG – 62 pontos
  5. Botafogo – 59 pontos
  6. Athetico – 57 pontos

Pontuação de corte para vaga direta e fase preliminar, respectivamente, de 62 e 57 pontos.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias