Diário de São Paulo
Siga-nos

“Coração jovem”: conheça a mesatenista que disputará a Olimpíada de Tóquio aos 58 anos

Em 1983, Ni Xialian era apenas mais uma promessa do tênis de mesa da China quando chegou a Tóquio para disputar o Campeonato Mundial. Conquistou duas medalhas

Olimpíada
Olimpíada

Redação Publicado em 15/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h15


Trinta e oito anos depois de conquistar dois ouros no Campeonato Mundial de Tóquio, Ni Xialian volta à capital japonesa para a quinta participação olímpica como a atleta mais velha do esporte

Em 1983, Ni Xialian era apenas mais uma promessa do tênis de mesa da China quando chegou a Tóquio para disputar o Campeonato Mundial. Conquistou duas medalhas de ouro, nas duplas mistas e na disputa por equipes feminina, e confirmou que seu futuro estava nos ginásios. Trinta e oito anos e uma mudança de país depois, a mesatenista se prepara para voltar à capital japonesa e fazer história como a atleta mais velha do esporte a disputar os Jogos Olímpicos, aos 58 anos de idade.

Defendendo Luxemburgo desde 1991, a mesatenista tem expectativas realistas em relação a sua quinta participação olímpica – ela esteve em Sydney 2000, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Ni Xialian: de Tóquio 1983 a Tóquio 2020

Ni Xialian: de Tóquio 1983 a Tóquio 2020

– Você sempre quer o melhor resultado. Mas a realidade é que pela minha idade e meu estilo, tenho limitações. Mas também tenho minhas vantagens: eu aproveito o jogo e nunca desisto, então vou tentar tirar o melhor resultado disso – diz Xialian. – Se eu conseguir uma medalha vai ser fantástico, mas não posso dizer isso. Quero ao menos levar essa energia positiva, mostrar ao mundo que o tênis de mesa pode ser lindo. Como jogadora, você pode proporcionar felicidade às pessoas. Isso às vezes é mais importante do que um resultado.

Para garantir sua classificação para Tóquio, Xialian derrotou uma rival 25 anos mais jovem no Campeonato Europeu de 2019, em Minsk, na Bielorrússia. A mesatenista garante que a convivência com atletas mais jovens é uma das receitas para sua longevidade.

– Apesar da minha idade, meu coração é muito jovem. Eu continuo jovem – festeja Xialian. – Eu fico feliz de poder conviver com gente mais nova. Eles me trazem energia, alegria, encantamento. Curto muito conviver com eles e, claro, eles me respeitam.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias