Diário de São Paulo
Siga-nos

Copa do Brasil pode fazer Palmeiras igualar temporadas com mais títulos da história

A temporada de 2020 já será lembrada como um capítulo importante da história do Palmeiras independentemente do resultado da Copa do Brasil, principalmente por

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 27/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h55


Campeão paulista e da Libertadores, Verdão venceu três torneios pela última vez em 1993

A temporada de 2020 já será lembrada como um capítulo importante da história do Palmeiras independentemente do resultado da Copa do Brasil, principalmente por causa do bicampeonato da Libertadores. Mas a disputa de título no torneio mata-mata nacional pode igualar um feito de quase 30 anos.

O Verdão inicia a disputa do título da Copa do Brasil neste domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogo de volta é dia 7 de março, no Allianz Parque.

Em 1993, o Verdão saiu da fila em grande estilo, com os títulos do Campeonato Paulista, do Torneio Rio-São Paulo e do Campeonato Brasileiro. Aquela foi a última em vez que o clube festejou três conquistas na mesma temporada.

Tal retrospecto ocorreu também em outras duas oportunidades. Em 1951, além da Copa Rio, campeonato considerado como Mundial de Clubes da época, o Verdão festejou o Torneio Rio-São Paulo e a Taça Cidade de São Paulo. Em 1972, os palmeirenses venceram o Brasileirão, o Paulistão e a Taça Governador do Estado.

A temporada de 2020 será finalizada somente em março de 2021 por causa das mudanças do calendário provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Os palmeirenses já venceram o Paulistão e a Libertadores e agora vivem a expectativa na Copa do Brasil.

O que também deixa o 2020 do Verdão marcante é o fato de o time ter disputado todas as partidas possíveis de seu calendário. Além de chegar até as finais do Paulistão, da Libertadores e da Copa do Brasil, e das 38 rodadas do Brasileirão, os palmeirenses participaram do Mundial de Clubes da Fifa.

Neste domingo, data do primeiro confronto contra o Grêmio, a equipe de Abel Ferreira fará seu 78º jogo na temporada esportiva de 2020.

Felipe Melo e as taças

A Copa do Brasil dá também a oportunidade para Felipe Melo entrar mais ainda para a história do clube. Se o Palmeiras levar o troféu no torneio mata-mata, será o terceiro erguido pelo capitão desde a sua chegada ao clube.

Corredor do vestiário da Academia com imagem de Felipe Melo com a taça de campeão paulista — Foto: Reprodução/Instagram

Corredor do vestiário da Academia com imagem de Felipe Melo com a taça de campeão paulista — Foto: Reprodução/Instagram

Com o Paulistão e a Libertadores, ele já aparece como destaque no século, empatado com Marcos (campeão da Série B de 2003 e do Paulistão de 2008) e vantagem em relação aos outros capitães que ergueram troféu pelo clube no período: Marcos Assunção (Copa do Brasil de 2012), Henrique (Série B de 2013), Zé Roberto (Copa do Brasil de 2015), Dudu (Brasileirão de 2016) e Bruno Henrique (Brasileirão de 2018).

O último a levantar três taças na mesma temporada foi César Sampaio, campeão paulista, brasileiro e do Rio-São Paulo de 1993. O ex-volante liderou o Verdão em outros quatro torneios: Paulistão de 1994, Brasileirão de 1994, Libertadores de 1999 e Rio-São Paulo de 2000.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias