Diário de São Paulo
Siga-nos

Copa Davis de tênis terá 11 dias e três cidades-sede em 2021; Madri está mantida

A centenária Copa Davis, campeonato de equipes no tênis, passará por mudanças em seu formato a partir deste ano. As alterações definidas pela Federação

Tênis
Tênis

Redação Publicado em 19/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h09


Edição de 2020 foi adiada pra novembro de 2021 devido à pandemia do coronavírus; Federação Internacional de Tênis também aprovou mudanças para 2022

A centenária Copa Davis, campeonato de equipes no tênis, passará por mudanças em seu formato a partir deste ano. As alterações definidas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) incluem a extensão das finais do torneio, de sete para 11 dias, e a escolha de mais duas cidades-sede, que se juntarão à Madri, já garantida desde o ano passado.

A edição 2020 das finais da Copa Davis, antes prevista para começar em 23 de novembro do ano passado, foi adiada para 2021 devido à pandemia do coronavírus. Com o remanejamento, o evento está marcado para entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro.

O processo para a seleção das duas cidades que receberão as finais da Copa Davis já está aberto; a expectativa é que ambas sediem duas fases de grupo e uma disputa nas quartas de final, enquanto Madrid, já garantida desde o ano passado, ficará responsável pela realização de duas partidas da fase de grupo, duas das quartas de final e os confrontos restantes.

Além das mudanças previstas para 2021, outro aspecto do formato das finais da Copa Davis também sofrerão alterações em 2022. No ano que vem, as disputas eliminatórias vão contar com 16 times, ao invés do tradicional número de 18 – ainda válido em 2021.

As novidades no evento foram propostas pelo grupo de investimentos catalão Kosmos Tennis, que pretendem investir US$ 3 bilhões (cerca de R$ 16 bi) na competição ao longo de 25 anos, de acordo com a ITF.

Time Brasil na Copa Davis de 2019, última edição do torneio — Foto: Luiz Candido/CBT

Time Brasil na Copa Davis de 2019, última edição do torneio — Foto: Luiz Candido/CBT

– Queremos torná-la melhor para os jogadores, para os fãs e para as equipes. As pessoas adoram a ideia de ver as melhores equipes do mundo se reunirem para um evento, mas sete dias, especialmente após o Torneio dos Campeões, não é possível. Acreditamos que essas mudanças tornarão a grande competição ainda maior – disse Kris Dent, diretor-executivo da ITF.

A Copa Davis já havia sofrido com mudanças no formato em 2019, quando deixou de ser um evento realizado ao longo da temporada e passou a ter apenas uma semana de duração. A edição, a última devido à interrupção provocada pela pandemia do coronavírus, foi vencida pela Espanha.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias