Diário de São Paulo
Siga-nos

Cooperativas estimulam a economia em Rio Preto

Sempre no primeiro sábado de julho é comemorado o Dia  Internacional do Cooperativismo. Uma data especial para ressaltar a importância desse modelo para

Cooperativas estimulam a economia em Rio Preto
Cooperativas estimulam a economia em Rio Preto

Redação Publicado em 10/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h15


Destaque para os planos de saúde, sendo que um deles envolve uma cooperativa de médicos que é responsável por mais de 260 mil clientes

Sempre no primeiro sábado de julho é comemorado o Dia  Internacional do Cooperativismo. Uma data especial para ressaltar a importância desse modelo para diversas áreas da sociedade e economia. Elas são mais de 6,8 mil apenas no Brasil.

O cooperativismo brasileiro está estruturado em 13 ramos: Agropecuário; Consumo; Crédito; Educacional; Especial; Habitacional; Infraestrutura; Mineral; Produção; Saúde; Trabalho; Transporte; Turismo e Lazer.

Em Rio Preto elas também são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Os destaques são os planos de saúde, sendo que um deles envolve uma cooperativa de médicos que é responsável por mais de 260 mil clientes.

“Por meio da união dos médicos, conseguimos oferecer um sistema de saúde completo,
eficiente e de excelência. Fato que dificilmente seria possível de outra forma”, destacou o presidente de um dos Planos de Saúde, Helencar Ignácio.

O cooperativismo de crédito também tem se mostrado uma importante ferramenta para alavancar a economia e impulsionar empreendedores a abrir o próprio negócio. Além do estudo de viabilidade, organização e planejamento de custos, a parceria para investimentos é fundamental. No Brasil, o setor registrou um crescimento de 12% em 2017, totalizando 6.655 cooperativas em 13 segmentos, 13,2 milhões de cooperados e 380 mil empregos diretos gerados.

Ser sócio do negócio, ter acesso a taxas de juros bem menores e à divisão das sobras são só algumas das vantagens de uma cooperativa de crédito em relação aos bancos, o que ajuda a entender o crescimento do setor no Brasil e no mundo.

Compartilhe  

últimas notícias