Diário de São Paulo
Siga-nos

Contrato de Robinho, situação de Veríssimo, Cuca… Os desafios do novo presidente do Santos

O novo presidente do Santos, Andrés Rueda, foi eleito neste sábado, mas só assume o clube a partir de 1º de janeiro. Até lá, terá tempo para, ao lado do seu

Contrato de Robinho
Contrato de Robinho

Redação Publicado em 14/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h41


Andrés Rueda assume o Peixe oficialmente a partir de 1º de janeiro, mas membros do seu Comitê de Gestão já se reuniram neste domingo

O novo presidente do Santos, Andrés Rueda, foi eleito neste sábado, mas só assume o clube a partir de 1º de janeiro. Até lá, terá tempo para, ao lado do seu Comitê de Gestão, conhecer os problemas e as necessidades do Peixe. De cara, Rueda terá de decidir o que fará com o atacante Robinho e como resolver a situação do zagueiro Lucas Veríssimo.

Condenado em segunda instância pela Corte de Apelação de Milão a nove anos de prisão pelo crime de violência sexual de grupo contra uma mulher albanesa, em 2013, Robinho tem contrato suspenso com o Santos.

O atacante foi contratado pelo clube quando já havia sido condenado em primeira instância, mas teve o contrato suspenso depois de o ge divulgar conversas de Robinho com amigos sobre o caso.

Robinho chegou a treinar com jogadores do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Robinho chegou a treinar com jogadores do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Em entrevista depois da vitória nas eleições, Andrés Rueda indicou que vai rescindir com Robinho antes mesmo do resultado da terceira instância, na Corte de Cassação da Itália, tribunal no sistema judiciário do país equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil. Em janeiro, o novo presidente do Santos precisará tomar uma decisão.

Outra necessidade será decidir se vende ou não o zagueiro Lucas Veríssimo. Com uma proposta de 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões) do Benfica em mãos, o Santos não conseguiu negociar o defensor por que o Conselho Deliberativo do clube, às vésperas da eleição, precisava aprovar a transação, mas discordou dos valores.

Andrés Rueda, novo presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Andrés Rueda, novo presidente do Santos — Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Insatisfeito, Lucas Veríssimo chegou a pedir para não enfrentar o Grêmio na última quarta-feira, na arena do adversário, pela Libertadores, mas foi convencido pelo técnico Cuca a entrar em campo. O zagueiro também ouviu uma promessa da diretoria de que o assunto voltaria a ser discutido internamente depois do jogo.

Em janeiro, Andrés Rueda precisará decidir se aceita a proposta do Benfica ou não, caso ela ainda esteja de pé.

Não tão urgente, mas também no radar da futura diretoria estará a situação do técnico Cuca. Contratado em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, o treinador tem contrato com o Santos apenas até fevereiro, quando se encerra a atual temporada. Por isso, se quiser ficar com o treinador, Andrés Rueda precisará renovar o vínculo.

No último domingo, antes mesmo de assumir a presidência do Santos, Andrés Rueda se reuniu membros do seu Comitê de Gestão, virtualmente, para já discutir projetos para 2021. O vice José Carlos de Oliveira e Walter Schalka, José Renato Quaresma, Ricardo Campanário, Dagoberto Oliva, Vitor Loureiro Sion, Rafael Leal e José Berenguer estiveram no encontro online.

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias