Diário de São Paulo
Siga-nos

Consumo de energia cai durante jogo do Brasil

Nesta segunda-feira (2), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma redução no consumo de energia nos momentos que antecediam o começo do

Consumo de energia cai durante jogo do Brasil
Consumo de energia cai durante jogo do Brasil

Redação Publicado em 03/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 12h07


Órgão diz que movimento é típico em dias de jogos, e afirma que preparou operação especial

Nesta segunda-feira (2), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma redução no consumo de energia nos momentos que antecediam o começo do jogo do Brasil contra o México. A queda foi interrompida apenas no intervalo, até que, depois do término da partida, o consumo apresentou um pico de crescimento.

O movimento, segundo o órgão, é típico de dias de jogos da seleção brasileira na Copa. A tendência inclui ainda um aumento do consumo no intervalo dos jogos, mas logo após o início do segundo tempo a queda é retomada.

O nível de consumo de energia já começou o dia 1,9 mil Megawatts (MW) abaixo do esperado para uma quarta-feira normal. Momentos antes do início do jogo, o consumo começou a diminuir, com redução de mais de 4,8 mil MW em meia hora.

No intervalo, o ONS registrou um pequeno pico de crescimento no consumo, de 2,6 MW em 7 minutos, mas logo após o início do segundo tempo a carga voltou a cair. Com o final da partida, as pessoas voltam a consumir mais energia e foi registrado um crescimento de 7,9 mil MW em apenas 25 minutos.

Jogos anteriores
O movimento desta segunda foi semelhante ao que aconteceu nos dois jogos anteriores.
O ONS diz que foi elaborado um plano especial de operação do Sistema Interligado Nacional, “com grau adicional de segurança”, para o período da Copa do Mundo.
Segundo nota do órgão, essa operação começa duas horas antes dos jogos do Brasil e termina duas horas após cada partida. A cerimônia de encerramento da Copa também deve repetir o esquema.

Compartilhe  

últimas notícias