Diário de São Paulo
Siga-nos

Consumidores podem solicitar bloqueio de ligações de telemarketing

As ligações de telemarketing vindas de empresas de telefonia e bancos a qualquer hora do dia têm deixado os consumidores de Araçatuba (SP) irritados. O Procon

Consumidores podem solicitar bloqueio de ligações de telemarketing
Consumidores podem solicitar bloqueio de ligações de telemarketing

Redação Publicado em 07/04/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h33


Cadastro de bloqueio deve ser feito no site do Procon. Depois de 30 dias após o cadastro, as empresas ficam proibidas de ligar oferecendo serviços.

As ligações de telemarketing vindas de empresas de telefonia e bancos a qualquer hora do dia têm deixado os consumidores de Araçatuba (SP) irritados. O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) entende que essa prática é abusiva e, por isso, oferece um canal pela internet para o consumidor barrar esse tipo de ligação.

Os consumidores que não quiserem mais receber as ligações podem realizar um cadastro online. Depois de 30 dias após o cadastro, as empresas ficam proibidas de ligar oferecendo serviços, a menos que tenham autorização por escrito. Mas, segundo o Procon, na hora de fazer a denúncia é importante ter provas de que as ligações foram realizadas com frequência.

A lei que cria uma espécie de lista de “não pertube” já existe no estado de São Paulo desde 2009 e mais de 680 mil pessoas já pediram o bloqueio das chamadas. As operadoras de telefonia fixa e móvel e as instituições financeiras são as reclamações mais frequentes no Procon. Os interessados em fazer o cadastro de bloqueio dessas ligações, basta entrar no site do Procon.

Compartilhe  

últimas notícias