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Construtora abandona canteiro de obras de 4 estações e aumenta atraso do Monotrilho em SP

As obras de acabamento de quatro estações da Linha 15 - Prata do Monotrilho, que deveriam ter sido entregues em setembro, estão paradas em São Paulo. A

Construtora abandona canteiro de obras de 4 estações e aumenta atraso do Monotrilho em SP
Construtora abandona canteiro de obras de 4 estações e aumenta atraso do Monotrilho em SP

Redação Publicado em 05/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h45


Obras de estações da Linha 15 – Prata na Zona Leste, que deveriam ter sido entregues em setembro, estão paradas; Metrô não descarta encerrar o contrato.

As obras de acabamento de quatro estações da Linha 15 – Prata do Monotrilho, que deveriam ter sido entregues em setembro, estão paradas em São Paulo. A situação representa um desânimo total para os moradores da região de São Mateus, na Zona Leste, que há seis anos esperam pela chegada do transporte sobre trilhos.

Um trecho, com estações que foram abertas ao público em abril, inaugurado com 6 anos de atraso, ainda opera parcialmente, com horário reduzido.

Em outro trecho, as obras de algumas estações foram abandonadas pela construtora. As estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, que deveriam ter sido entregues no fim de setembro, estão com obras de acabamento e, nos canteiros, só há lixo, peças de escada rolantes e entulho.

Em alguns pontos, como perto do terminal Sapopemba, a obra ainda atrapalha o trânsito e os pedestres.

Embaixo da futura estação São Mateus tem resto de obra, uma montanha de terra, material de construção e acabamentos de calçada, em um local aberto, onde qualquer um pode entrar e sair.

A empresa responsável é a Azevedo e Travassos, que que tem dois contratos com o governo do estado, em um total de R$ 100 milhões. Com o abandono das obras, o Metrô não descarta o fim do contrato.

Obras de estações do Monotrilho estão paradas — Foto: TV Globo/reprodução

Obras de estações do Monotrilho estão paradas — Foto: TV Globo/reprodução

A Linha-15 Prata começou a ser construída em 2009 e está seis anos atrasada. O projeto era para ligar a Vila Prudente até Cidade Tiradentes, e ficar pronta até 2012.

Só em 2014, as primeiras duas estações ficaram prontas. Dois anos depois, o Metrô anunciou que o projeto iria encolher 13km, perdeu 8 estações e o ponto final passaria a ser São Mateus.

Em abril de 2018, mais quatros estações foram abertas: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi e Vila União, que até hoje funcionam em horário reduzido.

Para os moradores da Zona Leste, o monotrilho ainda é um sonho, mesmo que distante.

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