Diário de São Paulo
Siga-nos

Conselho de Segurança da ONU deve analisar hoje crise na Ucrânia

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votará, ainda hoje (27), uma resolução pedindo uma reunião de emergência da Assembleia Geral da

Conselho de Segurança da ONU deve analisar hoje crise na Ucrânia
Conselho de Segurança da ONU deve analisar hoje crise na Ucrânia

Redação Publicado em 27/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h29


O conselho pode invocar um mecanismo chamado Unidos pela Paz P

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votará, ainda hoje (27), uma resolução pedindo uma reunião de emergência da Assembleia Geral da ONU sobre a ação militar da Rússia na Ucrânia. Na reunião desta tarde, o conselho vai invocar um mecanismo chamado Unidos pela Paz (Uniting for Peace, em inglês), com base na resolução 377 da Assembleia Geral, aprovada em 1950.Conselho de Segurança da ONU deve analisar hoje crise na UcrâniaConselho de Segurança da ONU deve analisar hoje crise na Ucrânia

A resolução diz que a Assembleia Geral, composta pelos 193 países-membros, pode tomar medidas se o Conselho de Segurança não agir, devido ao voto negativo de um de seus cinco membros permanentes, em caso de ameaça ou uma violação da paz ou um ato de agressão.

A assembleia pode considerar o assunto imediatamente com a intenção de anunciar recomendações aos estados membros para tomarem medidas coletivas para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.

Emergência

Na sexta-feira (25), a Rússia, um dos cinco países-membros com poder de veto, votou contra uma resolução que condenava a invasão à Ucrânia. Esta é a primeira vez, desde 1982, que o Conselho de Segurança pede uma sessão de emergência da Assembleia Geral.

Ontem (26), o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, telefonou para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Na conversa, Guterres reafirmou a determinação das Nações Unidas em ampliar a assistência à população da Ucrânia. Ele informou, ainda, que a ONU lançará, na terça-feira (1º), um apelo para angariar fundos para as operações humanitárias.

Em balanço divulgado neste domingo, o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, informou que pelo menos 64 civis foram mortos e cerca de 180 ficaram feridos. Pelo menos 368 mil ucranianos já cruzaram as fronteiras em direção a países vizinhos.

*Com informações da agência ONU News. Título alterado ás 16h07 para esclarecer informação: a reunião de hoje é do Conselho de Segurança, não da Assembleia Geral.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias