Diário de São Paulo
Siga-nos

Conscientização: Combate à Dengue resulta em só 15 multas neste ano em Catanduva

No ano de 2015 foram formalizadas 334 multas, demonstrando o acerto das medidas tomadas pelo setor

Conscientização: Combate à Dengue resulta em só 15 multas neste ano em Catanduva
Conscientização: Combate à Dengue resulta em só 15 multas neste ano em Catanduva

Redação Publicado em 29/07/2016, às 00h00 - Atualizado às 09h07


No ano de 2015 foram formalizadas 334 multas, demonstrando o acerto das medidas tomadas pelo setor

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde e a Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) realiza diariamente diversas ações de combate, prevenção e conscientização dos riscos e doenças causadas pelo mosquito transmissor. E a população vem se conscientizando, é o que mostram os números da Vigilância Sanitária referente ao total de multas aplicadas até o momento. Neste ano, foram aplicadas 15 multas, a maioria de valores mínimos.
Em 2015 foram formalizadas 334 multas através da operação ‘Ingresso Forçado’, desenvolvida a partir de um decreto que permitia a entrada de agentes do EMCAa em imóveis abandonados e inabitáveis, para a retirada de criadouros e, muitas vezes, focos de larvas e a limpeza do local.
De acordo com a Vigilância Sanitária os valores das multas variavam entre 10, que é o valor mínimo, 20, 30 e 35 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), dependendo da gravidade da infração constatada no local. Cada UFESP é no valor de R$ 23,55. “Neste ano, a população já se conscientizou e a maioria das multas é de valor mínimo. Ainda existem casos que recebem multas maiores; tudo depende da situação encontrada, sendo que se o local for reincidente no encontro de focos de larvas, por exemplo, a multa é maior. Mas hoje, a população já está mais consciente dos problemas que o mosquito pode trazer”, ressalta Débora Martins Rodrigues Prado, diretora da Vigilância Sanitária.
Todos os tributos referentes à Vigilância Sanitária são mantidos em conta própria e revertidos para a Secretaria de Saúde por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, para melhorias, implementação e modernização dos trabalhos.
Trabalho
As ações de combate e prevenção são desenvolvidas em toda a cidade, com vistorias em residências; em imóveis de difícil acesso, como imóveis fechados ou abandonados, com retirada de criadouros, focos de larvas, limpeza e pulverização; a Prefeitura também aderiu à Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, com realização de mutirões aos finais de semana em toda a cidade. Tal ação possibilitou um salto de 37.950 residências vistoriadas em janeiro para 102.521 em abril; as ações nos Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais foram intensificadas.
Na semana passada, uma grande ação foi desenvolvida no Clube de Campo, com a retirada de 150 quilos de materiais inservíveis, e foram encontradas duas amostras de larvas enviadas para a Vigilância Epidemiológica.

Compartilhe  

últimas notícias