Diário de São Paulo
Siga-nos

Conmebol promove sorteio e Palmeiras conhece seus rivais na fase de grupos

O Palmeiras, cabeça de chave do Grupo B, conheceu, após sorteio realizado na Conmebol, na noite desta terça-feira (17), em Luque, no Paraguai – sede da

Conmebol promove sorteio e Palmeiras conhece seus rivais na fase de grupos
Conmebol promove sorteio e Palmeiras conhece seus rivais na fase de grupos

Redação Publicado em 18/12/2019, às 00h00 - Atualizado às 10h04


O Palmeiras, cabeça de chave do Grupo B, conheceu, após sorteio realizado na Conmebol, na noite desta terça-feira (17), em Luque, no Paraguai – sede da entidade máxima do futebol Sul-Americano –, os times que irão cruzar o seu caminho na fase de grupos do Continental. São eles: Bolívar-BOL, Tigre-ARG e o chamado ‘G2’ (adversário ainda não conhecido que sairá da fase preliminar, podendo ser Club Guarani-PAR, Corinthians ou um dos seguintes bolivianos: Jorge Wilstermann, San Jose de Oruro ou o Nacional de Potosi – a definição dos bolivianos ocorre em 29/12)

A data para estreia na fase de grupos está prevista entre os dias 03 e 05 de março – primeira rodada; os jogos da segunda rodada devem acontecer entre 10 e 12 de março; já os jogos da terceira rodada estão programados para acontecerem entre 17 e 19 de março; enquanto os jogos da quarta rodada serão entre os dias 07 e 09 de abril; a quinta rodada será disputada entre 21 e 23 de abril; e, por último, a sexta rodada rodada entre 05 e 07 de maio.

De acordo com o calendário prévio da Conmebol, os jogos das oitava de final ocorrem entre 21 e 23 de julho (ida) e 28 e 30 de julho (volta); os das quartas de final entre 18 e 20 de agosto (ida) e 25 e 27 de agosto (volta); já as semifinais devem acontecer entre as datas de 22 e 24 de setembro (ida) e 29/09 e 01/10 (volta). A grande final, em jogo único, que, neste ano, terá como palco o colossal Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), está prevista para 21 de novembro.

PALMEIRAS X CLUB BOLÍVAR-BOLÍVIA
J: 4
V: 1
E: 1
D: 2
GP: 6

Apesar do retrospecto geral ser favorável ao adversário, considerando apenas as partidas válidas por competições oficiais, o duelo é equilibrado: uma vitória para cada lado (as duas primeiras foram amistosas: em 1970, triunfo o Bolívar por 2 a 1, e em 1981, empate por 2 a 2). Pela Libertadores, as equipes se encontraram apenas na edição de 1995 e o Verdão levou a melhor após bater o adversário por 3 a 0 no jogo de volta (gols de Válber, duas vezes, e de Rivaldo), no Palestra Italia, revertendo o revés sofrido em La Paz, por 1 a 0, e se classificando às quartas de final.

PALMEIRAS X TIMES BOLIVIANOS

O Palmeiras enfrentou equipes bolivianos em 19 ocasiões: venceu 12, empatou duas e perdeu cinco vezes (foram 45 gols marcados e 15 sofridos). O primeiro duelo aconteceu em 24/01/1970, amistoso contra o Deportivo Guabirá-Bolívia em Santa Cruz de La Sierra (o Verdão goleou por incríveis 9 a 0). Já o mais recente embate ocorreu em 03/05/2017, contra o Jorge Wilstermann, no Félix Capriles, em Cochabamba-BOL, pela Libertadores (vitória da equipe da casa por 3 a 2).

PALMEIRAS X TIMES BOLIVIANOS NA LIBERTADORES

Pela Libertadores, foram 12 duelos contra equipes bolivianas: oito vitórias palmeirenses e quatro derrotas (25gp x 10gc). O primeiro duelo aconteceu contra o Jorge Wilstermann, no Félix Capriles, em Cochabamba-BOL, em 04/04/1974 (triunfo do time da casa por 1 a 0). Já o mais recente embate ocorreu em 03/05/2017, novamente contra o Jorge Wilstermann, no Félix Capriles, em Cochabamba-BOL (outra vitória do rival, desta vez por 3 a 2).

TIGRE-ARGENTINA
J: 2
V: 1
E: 0
D: 1
GP: 2
GC: 1

Palmeiras e Tigre se enfrentaram apenas duas vezes na história, ambas pela Libertadores de 2013 (primeira fase).

O revés sofrido no jogo de ida, por 1 a 0, em San Fernando, na Argentina, quase fez com que o Alviverde se complicasse para alcançar a classificação às oitavas, já que aquele era o último jogo do primeiro turno (ou seja, o último dos três primeiros jogos da primeira fase) e o Alviverde fechou o turno com uma única vitória e duas derrotas.

Nos três jogos finais, porém, o Maior Campeão do Brasil se recuperou e inverteu os resultados: venceu duas e perdeu apenas uma (dentre os times que bateu, estava o Tigre, por 2 a 0 – gols de Caio e Charles).

Desta forma, o Palmeiras se classificou para as oitavas na primeira colocação do grupo, com nove pontos, mesma pontuação do Tigre (segundo colocado). Completavam o grupo o Libertad-PAR e o Sporting Cristal-PER que, ambos com oito pontos, ficaram respectivamente com a 3ª e 4ª colocação.

PALMEIRAS X TIMES ARGENTINOS

Ao longo da história, o Palmeiras já enfrentou 95 vezes times argentinos (incluindo seleções e combinados locais). O Verdão venceu 44 partidas, empatou 27 jogos e foi derrotado em 24 oportunidades (marcou 174 gols e foi vazado 121 vezes).

PALMEIRAS X TIMES ARGENTINOS NA LIBERTADORES

Considerando apenas jogos contra argentinos na disputa da Conmebol Libertadores, a vantagem alviverde diminui, mas se mantém. Foram 31 embates, 12 triunfos palestrinos, 11 empates e 8 derrotas. Foram 52 gols marcados e 33 sofridos.

O primeiro confronto contra um argentino pela Libertadores também foi o primeiro duelo do Alviverde na história do torneio continental: aconteceu em 04/05/1961, diante do Independiente (vitória por 2 a 0, com gols de Gildo e Zequinha).

Já o embate mais recente foi diante do Godoy Cruz, em 30/07/2019 (vitória por 4 a 0 no Allianz Parque pelo jogo de volta das oitavas de final e classificação às quartas garantida, já que o duelo de ida havia sido empate por 2 a 2). Nos 4 a 0, os gols foram marcados por Raphael Veiga, Borja, Gustavo Scarpa e Dudu, enquanto nos 2 a 2 (jogo de ida das oitavas) os gols foram anotados por Felipe Melo e Borja.

Confira informações históricas do Palmeiras na Libertadores:

BRASILEIRO COM MAIS EDIÇÕES DISPUTADAS

O Palmeiras é o time brasileiro com mais edições disputadas da Libertadores. Em 2020, o clube alviverde disputa a sua 20ª edição do torneio continental, ao lado do Grêmio e do São Paulo. São, ao todo, 184 jogos pela Libertadores, com 98 vitórias, 34 empates e 52 derrotas (330 gols marcados e 202 sofridos).

BRASILEIRO COM MAIS GOLS NA LIBERTADORES

O Maior Campeão do Brasil é o clube brasileiro com mais gols na história da Conmebol Libertadores: o time alviverde marcou 330 vezes. Com isso, a equipe palestrina ocupa a 10ª colocação do ranking geral de clubes, considerando times de qualquer nacionalidade. Neste quesito, o líder é o River Plate-ARG, com 573 bolas na rede.

2º BRASILEIRO COM MAIS GOLS COMO MANDANTE NA LIBERTADORES

Com 194 gols marcados em seus domínios ao longo de suas participações na Libertadores, o Palmeiras é a segunda equipe do ranking com mais bolas na rede neste quesito levando em consideração a competição: só fica atrás do Cruzeiro, com 201 gols em casa no Continental.

BRASILEIRO COM MAIS GOLS FORA DE CASA NA LIBERTADORES

Vale ressaltar que o Alviverde também é o time brasileiro com mais bolas na rede como visitante na principal competição das Américas, com 136 tentos anotados fora de seus domínios ao longo de suas participações no torneio continental.

2º BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS NA LIBERTADORES (1960 A 2019)

O Verdão acumula 98 triunfos ao longo de suas participações na Libertadores da América, à frente do Cruzeiro (3º colocado), que soma 95. O líder deste ranking é o Grêmio, que possui 101 resultados positivos no Continental.

3º BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS EM CASA NA LIBERTADORES

O Maior Campeão do Brasil figura na 3ª colocação dentre os times nacionais com mais triunfos como mandante na Libertadores da América: foram, até o fim da edição de 2019, um total de 62 triunfos, atrás somente do São Paulo (segundo colocado, com 68), e do Grêmio (líder no quesito, que venceu 63 vezes em seu território).

BRASILEIRO COM MAIS VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTADORES

O Verdão é também o brasileiro com mais vitórias fora de casa na Libertadores. São 36 triunfos fora de seus domínios no Continental, dois a mais do que o Cruzeiro – a equipe mineira contabiliza 34 vitórias no certame como visitante até o fim da edição de 2019.

Conmebol promove sorteio e Palmeiras conhece seus rivais na fase de grupos

Por Palmeiras Oficial 

Compartilhe  

Tags

últimas notícias