Diário de São Paulo
Siga-nos

Conmebol divulga balanço de testes de Covid-19 feitos para a disputa da Copa América

A Conmebol divulgou nesta quinta-feira um balanço com o número de testes feitos para Covid-19 para a disputa da Copa América, após as notícias de testes

CONMEBOL
CONMEBOL

Redação Publicado em 17/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h51


De acordo com os números divulgados foram realizados até o momento 5.458 testes, com 5.393 negativos e 65 positivos para o novo coronavírus

A Conmebol divulgou nesta quinta-feira um balanço com o número de testes feitos para Covid-19 para a disputa da Copa América, após as notícias de testes positivos divulgados ao longo dos últimos dias.

Segundo a entidade, até o momento foram realizados 5.458 testes RT-PCR para Covid-19. Deste número, 5.393 deram negativos para o vírus, enquanto 65 deram positivos. Os números correspondem a jogadores, membros de comissões técnicas, staffs e membros das delegações.

De acordo com a Conmebol, dos que testaram positivo, 46 correspondem a membros de staff dos estádios, staff da Conmebol e equipes de arbitragem. Os outros 19 são de delegações oficiais, ou seja, de jogadores e membros de comissões técnicas.

No documento divulgado em espanhol pela Confederação Sul-Americana de futebol, a entidade reforça ainda que segue lutando para vacinar o que chama de “família” do futebol e também para que todos os protocolos sanitários sejam respeitados.

Números estavam sendo questionados

Os dados de casos confirmados de Covid-19 na Copa América, disputada no Brasil desde domingo, divergiam bastante de acordo com a fonte. Na última quarta-feira, o Ministério da Saúde informou que 53 pessoas relacionadas ao torneio testaram positivo – dessas, 27 são jogadores e demais membros das 10 delegações participantes, outros 26 de prestadores de serviços contratados em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro.

São números bem superiores – 50% maiores – aos contabilizados pela Conmebol até então, que não tinha comentado até então a situação.

ge apurou, porém, que a confederação sul-americana admitia um total de 18 casos – e considerava apenas os positivos nas delegações, com 11 atletas e sete membros do estafe das equipes.

Essa diferença foi maior na terça-feira, quando o Ministério da Saúde divulgou dados diferentes: eram 52 casos no total, sendo 33 jogadores ou membros das delegações com resultados positivos – esse último número foi revisado para baixo um dia depois.

Questionado sobre essa mudança de um dia para outro, o Ministério da Saúde comunicou que recebe as informações da Conmebol e que diminuição no número de casos entre atletas e demais oficiais das seleções se tratava de uma “dinâmica de atualização” dessas informações.

Na entidade com sede no Paraguai, os dados do Ministério da Saúde causaram surpresa. A hipótese na Conmebol, que banca os testes, é de que o órgão tem incluído prestadores de serviços contratados pelas seleções nessa conta.

Algumas seleções informaram publicamente casos de Covid em suas delegações, três delas já em solo brasileiro. A Venezuela teve um surto com 13 casos – desses, oito seriam jogadores. A Bolívia registrou quatro casos, com três jogadores. A Colômbia isolou dois membros da comissão técnica. O Peru informou um diagnóstico na comissão técnica, mas o profissional ainda estava em Lima e não viajou ao Brasil.

Marcelo Moreno faz crítica a Conmebol — Foto: Reprodução/Instagram

Marcelo Moreno faz crítica a Conmebol — Foto: Reprodução/Instagram

O ge também pediu ao Ministério da Saúde que detalhasse os casos confirmados por delegação presente para a disputa da Copa América, se entre eles todos eram de estrangeiros ou se algum brasileiro contratado por essas equipes para prestar serviços também estava infectado, mas o órgão informou que apenas repassa os dados que recebe da Conmebol.

Na terça, o atacante Marcelo Moreno, da Bolívia, publicou um desabafo em uma rede social em que afirma que à Conmebol “só importa o dinheiro”.

– A vida do jogador não vale nada? – questionou o atacante, que não jogou contra o Paraguai, na estreia, e, segundo a imprensa boliviana, é um dos infectados da delegação – a federação não divulgou os nomes das pessoas contagiadas.

A manifestação rendeu a Moreno um procedimento administrativo da Conmebol, que pode punir o jogador pelas críticas.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias