Diário de São Paulo
Siga-nos

Conjunto Hospitalar de Sorocaba está sem vagas na UTI neonatal

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) encaminhou à diretoria técnica de Saúde um documento em que afirma não ter vagas na UTI neonatal, que tem capacidade

Conjunto Hospitalar de Sorocaba está sem vagas na UTI neonatal
Conjunto Hospitalar de Sorocaba está sem vagas na UTI neonatal

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 17h05


Em documento encaminhado à diretoria técnica da Saúde, secretaria afirma que foram improvisados leitos, e pediu transferência de gestante. Estado afirma que pode ocorrer sobrecarga, mas não há falta de assistência

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) encaminhou à diretoria técnica de Saúde um documento em que afirma não ter vagas na UTI neonatal, que tem capacidade para atender 18 recém-nascidos. O hospital é referência para 48 cidades da região.

TV TEM teve acesso ao documento em que a secretaria do CHS afirma “sofrer da absolta falta de vagas no setor de Neonatologia”, onde estão internadas 21 crianças, acima da capacidade de atendimento.

Por conta da falta de vagas, consta ainda no documento que foram improvisados leitos no setor de cuidados intermediários. O hospital pediu ao Estado a transferência de uma gestante, de 29 semanas, por não haver espaço físico para atendê-la caso entre em trabalho de parto. O CHS informou ainda que não tem previsão de alta para nenhum recém-nascido internado.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que há 40 vagas em UTI neonatal disponibilizadas na região pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que pode ocorrer sobrecarga de demanda no CHS, mas que não há desassistência.

Em caso de sobrecarga, a secretaria afirma que presta suporte para que os pacientes sejam direcionadas a outras unidades.

Pacientes fugiram após pular de janela do CHS (Foto: Reprodução/TV TEM)

Pacientes fugiram após pular de janela do CHS (Foto: Reprodução/TV TEM)

Compartilhe  

últimas notícias