Diário de São Paulo
Siga-nos

Conheça o lateral-esquerdo do São Paulo que pode fazer estreia como titular contra o Flamengo

A novidade do São Paulo para enfrentar o Flamengo, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, pode

São Paulo
São Paulo

Redação Publicado em 24/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h26


A novidade do São Paulo para enfrentar o Flamengo, nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, pode ser um garoto que nunca foi titular como profissional.

Trata-se de Welington, lateral-esquerdo de 20 anos que está desde os 13 no Tricolor. Com as suspensões de Reinaldo e Léo, ele pode ter sua primeira oportunidade de começar jogando em uma das partidas mais importantes para a equipe na temporada.

O São Paulo entra em campo precisando da vitória para garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores deste ano. Caso saia com um empate ou uma derrota, dependerá de um tropeço do Fluminense diante do Fortaleza.

E no meio dessa pressão por um resultado positivo, Welington pode ter a chance de mostrar que a confiança e os elogios de Muricy Ramalho são justos. Na última terça, o coordenador de futebol do Tricolor falou da aposta sobre o garoto.

– Na lateral nós temos um moleque que vai surpreender, que é o Welington, da base. Nós estamos preparando ele e acho que chegou a vez dele agora. Tem até chance de jogar, não estou me antecipando, mas agora tem chance, porque o Reinaldo e o Léo estão suspensos. Estou dando palpite de torcedor. Uma coisa que é possível e é um garoto que estamos levando muita fé nele, já está sendo feito há um tempo – disse Muricy em entrevista à TV Gazeta.

Uma coisa é fato: de São Paulo ele entende. Welington está no clube desde 2014, quando ainda tinha 13 anos. E sempre impressionou pela boa chegada no ataque e segurança defensiva. Por conta disso, geralmente era utilizado em uma categoria superior à da sua idade.

Aos 17, o garoto já era presença certa nas escalações do sub-20. Foi campeão da Copa do Brasil sub-20, em 2018, e da Copinha, em 2019, atuando em praticamente todos os jogos.

Isso também lhe rendeu uma marca expressiva pela base do Tricolor. No sub-20, Welington já acumula 107 jogos. No sub-17, por exemplo, foram apenas 37 jogos. No sub-15 ele disputou 26 partidas.

Welington, lateral do São Paulo, como capitão na equipe sub-20 — Foto: Anderson Rodrigues/saopaulofc.net

Welington, lateral do São Paulo, como capitão na equipe sub-20 — Foto: Anderson Rodrigues/saopaulofc.net

As boas atuações no São Paulo passaram a render convocações para a seleção brasileira sub-20. Em dezembro, participou de um torneio internacional na Granja Comary e era forte candidato a fazer parte do elenco que iria disputar o Sul-Americano Sub-20, em fevereiro. A competição foi cancelada pela pandemia.

Com Fernando Diniz, Welington passou a ter mais chances entre os relacionados. No entanto, ele atuou uma única vez, na derrota para o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.

Infância difícil

A carreira de Welington ainda está só no começo, mas ela quase foi encerrada precocemente por falta de dinheiro para ir aos treinos.

Criado sem pai em São Bernardo do Campo, Welington precisava pegar trem e ônibus para ir aos treinamentos no CT do Tricolor, em Cotia, região metropolitana de São Paulo. Um dia sua mãe abriu a carteira e viu que não tinha mais dinheiro.

– Chegou uma fase da minha carreira que eu e minha mãe sentamos, ela abriu a carteira e viu que não tinha condições para vir. A gente gastava muito de trem e ela perguntou se ser jogador era o que eu queria mesmo. Eu falei que tinha certeza disso e ela me disse: “Então pode deixar, filho. Vou fazer de tudo para conseguir chegar lá e realizar seu sonho” – contou Welington no ano passado em entrevista ao ge.

Para economizar nessas idas e voltas, o garoto passou a morar no alojamento do São Paulo, no CT de Cotia, aos 14 anos de idade. O problema nesse caso era a saudade de estar com a família. Desde então, porém, cresceu dentro do clube e pode ter nesta quinta seu dia mais importante como jogador.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias