Diário de São Paulo
Siga-nos

Conheça o analista de mercado que ajudou a montar o elenco do Juventude para o Brasileirão

As contratações do Juventude para o Campeonato Brasileiro passam pelo olhar de um departamento especializado na análise de jogadores. Desde o início da

Conheça o analista de mercado que ajudou a montar o elenco do Juventude para o Brasileirão
Conheça o analista de mercado que ajudou a montar o elenco do Juventude para o Brasileirão

Redação Publicado em 10/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h55


Mariel Mees foi contratado logo após o acesso do Alviverde à elite do futebol brasileiro

As contratações do Juventude para o Campeonato Brasileiro passam pelo olhar de um departamento especializado na análise de jogadores. Desde o início da temporada atual, o clube conta com um analista de mercado, posição que ainda não possuía antes do acesso à Série A. Por indicação de Marcelo Barbarotti, diretor executivo de futebol, chegou ao Estádio Alfredo Jaconi Mariel Mees.

Formado em Educação Física, Mariel já possui uma boa experiência dentro da rotina de times de futebol. Durante seis anos, trabalhou no Barra Futebol Clube, time recém-promovido para a elite do Catarinense. Por lá, atuou como preparador físico, auxiliar técnico, técnico e scout. No último ano, iniciou a sua trajetória, de fato, como analista de mercado.

– Em 2020, acertei na Ferroviária como analista de mercado. Fiquei até os primeiros jogos do Paulistão deste ano, até receber o convite do Marcelo Barbarotti para montar o Departamento de Análise de Mercado aqui no Juventude em meados de abril, com o Gauchão já em andamento, com o objetivo de dar suporte a essa montagem do nosso elenco para a Série A – conta.

Mariel Mees, analista de mercado do Juventude — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Mariel Mees, analista de mercado do Juventude — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Mas o que faz um analista de mercado, afinal? De acordo com o profissional, sua função tem como principal atribuição auxiliar a direção do Juventude e também a comissão técnica no mapeamento e análise de possíveis reforços para o clube:

– O analista de mercado é responsável pelo mapeamento de atletas possíveis e potenciais de aquisição para a equipe, monitoramento de jogos e competições em mercados alvos, bem como servir de suporte para diagnóstico das necessidades do elenco. Visa auxiliar o corpo diretivo do clube, bem como a comissão técnica, com informações relevantes de desempenho de atletas no mercado.

Outro ponto fundamental do trabalho de Mariel é o controle dos contratos dos jogadores do futebol brasileiro. A partir disso, é possível encaminhar negociações com diversos jogadores em final de vínculo, ou seja, sem custos com transferência. Ele destaca ainda que também realiza o trabalho de monitoramento de jogadores que pertencem ao Juventude, mas estão emprestado.

A chegada de Nico Castillo

Dentro do trabalho desenvolvido pelo departamento de análise está o banco de jogadores. Através desta ferramenta, o Juventude cataloga o perfil de milhares de atletas. Atualmente, o banco de dados conta com uma lista extensa com informações de mais de 3 mil jogadores.

– Hoje são mais de 3 mil a 4 mil jogadores catalogados pelo clube. Temos o controle dos atletas dos jogos das Série A, B, C e D. A gente coloca uma categorização nesses jogadores por nível Série A, B, C, D. Também com foco na América do Sul e possibilidades de brasileiros na Europa, Ásia, entre outros mercados – explica Mariel.

Atacante Nicolás Castillo chegou ao Juventude vindo do América, do México — Foto: Divulgação

Atacante Nicolás Castillo chegou ao Juventude vindo do América, do México — Foto: Divulgação

Com o auxílio desta ferramenta, o clube chegou ao nome do atacante chileno Nico Castillo, que foi contratado por empréstimo junto ao América, do México, até o final da atual temporada. Mas o analista confessa que o alvo do Juventude no mercado inicialmente não era ele, mas sim outro jogador chileno.

– Era um dos jogadores que estava com baixa minutagem (até mesmo pela lesão do atleta) e que possivelmente o América do México poderia emprestar. No momento em que fomos consultar sobre um outro atleta jovem chileno que tínhamos interesse, o Marcelo (Barbarotti) teve essa consulta pelo Castillo, se a operação seria possível – revela.

Recentemente, o Juventude realizou mais uma contratação para o departamento de análise de mercado. O jovem Henrique Letti chega para reforçar o setor. Natural de Caxias, o profissional vive a sua primeira experiência em um clube. Anteriormente, trabalhava em uma empresa que prestava assessoria de mercado para clubes brasileiros.

Juventude monitora jogadores com software de banco de dados — Foto: Reprodução

Juventude monitora jogadores com software de banco de dados — Foto: Reprodução

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias