Diário de São Paulo
Siga-nos

Conflito

Por Rodrigo Sayeg

Conflito
Conflito

Redação Publicado em 10/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h01


Por Rodrigo Sayeg

Conflito

Este mês estou tendo a oportunidade ímpar de participar do Curso de Mediação do renomado Instituto Vertus.

Lá, além de aprendermos as técnicas essenciais para nos tornarmos um mediador, também aprendemos a primeira lição sobre o que significa conflito.

Assim, neste momento, quero falar nesta coluna sobre o que significa o conflito. Conflito significa a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes, e por extensão choque ou enfrentamento.

Quando pensamos em conflito, pensamos naquelas disputas insuperáveis, nas quais há uma grande barreira entre as pessoas, que as impedem de resolverem suas diferenças.

Ocorre que, o conflito nos cega, fazendo-nos esquecer de que do outro lado não temos um inimigo, mas sim um outro ser humano.

Tanto que tivemos um caso emblemático.

Na madrugada da segunda-feira, Mateus Domingues Carvalho, de 21 anos, foi baleado e atingido na barriga por um cliente e levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Motivo desta tragédia? O atendente do McDonald’s da Taquara, na Zona Oeste do Rio, foi agredido e baleado após uma discussão por causa de um cupom de desconto.

De acordo com colegas de Mateus e conforme reportado pelo sítio de notícias G1, um homem fez um pedido no drive-thru, mas só no fim do atendimento informou que tinha um cupom de desconto. Mateus explicou que a informação precisava ter sido dada no início do pedido.

O cliente ficou insatisfeito, saltou do carro, quebrou a proteção de acrílico e deu um soco no rosto de Mateus. Depois, ele entrou na loja e atirou no funcionário. Um hambúrguer e batinhas causaram uma tragédia. Tudo porque o funcionário fez o seu trabalho.

Muitas vezes esta coluna falou sobre o conceito de tolerância, mas depois desta tragédia causada por motivo fútil, fico obrigado a ressaltar mais uma vez, que precisamos entender que há um ser humano do outro lado de todo e qualquer conflito e não podemos ignorá-lo.

Esse sequestro emocional que ocorre no momento de raiva quando estamos em situações de stress, não pode ser desculpa para esquecermos daqueles que interagem conosco.

Por isso, a mediação e a resolução pacífica dos conflitos são tão importantes. Pois, justamente elas impedem esse sequestro emocional que sofremos quando nos deparamos com um problema, seja ele pequeno ou grande, que afeta nossos pensamentos.

Talvez, seja a hora de respirarmos e refletirmos sobre o que significa verdadeiramente um conflito, e assim entendermos que certas coisas possuem soluções muito mais fáceis e pacíficas do que um tiro.

Compartilhe  

últimas notícias