Diário de São Paulo
Siga-nos

Confira os políticos brasileiros que parabenizam e celebram vitória de Biden

Diversos políticos brasileiros comentaram nas redes sociais a vitória do democrata Joe Biden, que neste sábado (7) ultrapassou o número de 270 delegados

Confira os políticos brasileiros que parabenizam e celebram vitória de Biden
Confira os políticos brasileiros que parabenizam e celebram vitória de Biden

Redação Publicado em 07/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h48


Políticos de esquerda, direita e centro parabenizaram a vitória do democrata

Diversos políticos brasileiros comentaram nas redes sociais a vitória do democrata Joe Biden, que neste sábado (7) ultrapassou o número de 270 delegados necessário para ser nomeado o próximo presidente dos Estados Unidos . A maioria dos que se manifestaram logo após o anúncio comemorou o resultado. O presidente Jair Bolsonaro , seus filhos e integrantes do governo permaneceram mudos nas primeiras horas após a vitória ser divulgada pelos veículos de comunicação.

O senador Randolfe Rodrigues (foto), da Rede, falou em “vitória da humanidade”. “A derrota de Trump é uma vitória da humanidade , põe freio ao populismo fascista , devolve os EUA para o Acordo de Paris, restabelece a convivência civilizatória e aumenta a pressão por um novo modelo de desenvolvimento no planeta. Que os ventos do norte cheguem ao Brasil”, escreveu.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou em restauração da democracia “verdadeiramente liberal”. “A vitória de Joe Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias. Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações”, escreveu o deputado no Twitter.

O governador do estado de São Paulo, João Doria, do PSDB, declarou-se animado: “Feliz com a vitória do candidato eleito presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os Estados Unidos, bom para o Brasil”.

O senador José Serra, do PSDB, disse que o Brasil só tem a ganhar: “A vitória de Joe Biden traz alívio para um mundo submetido à dupla ameaça da pandemia e da competição hegemônica . Seu compromisso com a democracia, com Instituições e acordos internacionais, será bem-vindo por aliados e adversários. Um perfil conciliador e longa experiência de missões diplomáticas limitam riscos de impulsos belicosos, com ameaças à paz mundial. O Brasil só tem a ganhar reiterando sua tradição de cooperação independente com o futuro governo Biden”.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, do DEM, disse: “O bom senso, o equilíbrio e a sensatez saíram vencedores . Ganha a democracia, ganha o mundo com a eleição de Biden”.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, escreveu: “ A derrota de Trump consolida a terrível fama de pé frio de Bolsonaro na arena internacional. Agora mesmo que em reunião da Cúpula do G20 ninguém vai querer tirar foto e posar de ‘melhor amigo’. O Brasil merece destino e imagem melhores”.

O senador Fernando Collor de Mello, do Pros, disse que confia no presidente Jair Bolsonaro para aprofundar a relação entre os dois países. “Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias das Américas. Estou confiante que o presidente Jair Bolsonaro vai aprofundar nossa relação bilateral, em benefício dos nossos povos e região. Parabéns ao Joe Biden e Kamala Harris, aos quais faço votos de uma gestão de êxito e conciliação”, escreveu o ex-presidente.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias