Diário de São Paulo
Siga-nos

Conferência dos Oceanos: FAO apela à luta mundial contra pesca ilegal

Imagem Conferência dos Oceanos: FAO apela à luta mundial contra pesca ilegal

Redação Publicado em 28/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h11


A diretora adjunta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) destacou hoje (28), em entrevista à RTP por ocasião da Conferência dos Oceanos, a importância de uma gestão sustentável dos recursos marinhos.

Maria Helena Semedo informou que os países de língua portuguesa, com o apoio da FAO, vão assinar acordo especial para evitar a pesca ilegal em suas zonas marítimas.

Este entendimento será “um grande avanço” desta conferência, acrescentou.

A diretora admitiu que poderá haver regiões do mundo com deficiências alimentares devido à sobrepesca e sobreexploração dos recursos.

Maria Helena Semedo lembrou que o consumo de pescado per capita aumentou exponencialmente nas últimas décadas, sobretudo devido à aquacultura, uma área em que tem de haver “precauções” para que a pesca seja sustentável.

A questão da sustentabilidade é ainda mais relevante quando se fala da segurança alimentar de alguns países, especialmente das ilhas, em que 50% dos alimentos são de recursos aquáticos.

A diretora adjunta da FAO destacou ainda a importância de manter a saúde dos ecossistemas marinhos, para que possa continuar a haver recursos de boa qualidade, livres de poluição e plástico.

Agencia Brasil
Compartilhe  

últimas notícias