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Concessionária tem projeto para acabar com cruzamentos em nível em Votuporanga

Retirar a linha férrea por completo da área urbana de Votuporanga (SP) é difícil e caro, por isso, um projeto está pronto e foi apresentado para o governo

Concessionária tem projeto para acabar com cruzamentos em nível em Votuporanga
Concessionária tem projeto para acabar com cruzamentos em nível em Votuporanga

Redação Publicado em 27/05/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h28


Retirar a linha férrea por completo da área urbana de Votuporanga (SP) é difícil e caro, por isso, um projeto está pronto e foi apresentado para o governo federal para criação de viadutos e passarelas, e assim a cidade ficaria sem cruzamentos em nível dos trilhos com carros e pedestres.

A proposta é da concessionária, e ela faria tudo sem custos adicionais para a União, mas em contrapartida quer renovar a concessão por mais 30 anos. O encontro reuniu o diretor da ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, o superintendente do Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes e um gerente da empresa que administra a malha ferroviária.

Durante a coletiva, o prefeito de Votuporanga, João Dado, apresentou os três pontos onde devem ser feitas as obras de transposição da ferrovia na cidade. “As obras vão representar a possibilidade de Votuporanga ter um crescimento harmonioso”, afirma.

Uma das obras mais importantes é o viaduto que vai permitir o prolongamento da avenida República do Líbano sobre a ferrovia, facilitando o acesso a zona sul da cidade. Os donos de três propriedades assinaram a doação de quase dez mil metros quadrados para a construção.

O outro viaduto deve ser construído no cruzamento da linha com a estrada vicinal Adriano Pedro Assi, conhecida como estrada 27, que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul e é bastante movimentada.

O investimento para a construção dos viadutos, sobre o trecho da ferrovia que corta Votuporanga é de R$ 12,5 milhões e outras cidades da região, como Fernandópolis (SP) e Santa Fé do Sul (SP) também estão no cronograma de obras.

O início das obras depende da renovação da concessão da ferrovia com a Rumo, que aguarda a aprovação do governo federal.

“As cidades que têm projeto como é o caso de Votuporanga estão na frente porque já tem algo, sobre o que tem fazer, custo da obra, mas não posso precisar quando começa a obra em Votuporanga”, diz o gerente de relações governamentais Emanuel Tavares.

A retirada dos trilhos da área urbana de São José do Rio Preto (SP) também está prevista nesse pacote de obras. Durante a reunião, o diretor da ANTT também falou sobre a concessão do trecho da ferrovia norte sul, que passa pela região e deve sair dentro de alguns dias. “Antt tem como previsão lançar audiência pública em julho no máximo”, afirma o diretor da ANTT Sérgio Lobo.

Carros aguardam trem passar para atravessar cruzamento (Foto: Reprodução/TV TEM)

Carros aguardam trem passar para atravessar cruzamento (Foto: Reprodução/TV TEM)

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