Diário de São Paulo
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COMUNIQUE-SE, COMUNIQUE-SE, COMUNIQUE-SE

Este texto não é novo, confesso. Ele já foi publicado em alguns importantes veículos de comunicação, só que permanece tão atual que resolvi compartilhar com

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COMUNIQUE-SE, COMUNIQUE-SE, COMUNIQUE-SE

Redação Publicado em 15/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h30


Este texto não é novo, confesso. Ele já foi publicado em alguns importantes veículos de comunicação, só que permanece tão atual que resolvi compartilhar com vocês.

Já não é de hoje que o maior desafio dos líderes é formar um Time comprometido e engajado num objetivo comum. Mas será que os líderes conseguem passar para seu Time o que realmente se espera dele?   Este certamente é um dos maiores desafios dos líderes todos os dias e um dos maiores problemas que ocorrem no mundo corporativo. As empresas e pessoas se comunicam mal.

O grande problema é que as pessoas sempre acreditam que se comunicam bem e que a “culpa” é do outro. É muito mais fácil ouvirmos “vocês me entenderam mal”, do que “eu me expliquei mal” ou o pior “eu sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende”. Isto é cruel.

Não podemos jamais deixar de lembrar que uma boa comunicação é uma via de mão dupla. Só existe comunicação quando o comunicador e o receptor estão em sintonia. Isto é mais fácil do que pode parecer, desde que tenhamos consciência da importância de um comunicação produtiva.

A primeira atitude que todo líder eficaz deve ter para com seu Time é intensificar os seus esforços em comunicação. Seja um ouvinte atento e um comunicador direto. Na medida em ouvimos atentamente, a possibilidade de entendermos quais são as dificuldades do receptor em compreender uma situação é muito maior. Procure ter certeza de que seus liderados entenderam bem o que lhes foi passado, por meio de perguntas simples e diretas. Não basta apenas perguntar se entenderam, é preciso ouvir o seu relato. Dar a oportunidade para que os liderados expressem a sua versão ou o seu entendimento a respeito do fato. Certamente já fomos obrigados a refazer trabalhos a custos altíssimos, e com uma enorme “perda de tempo”, porque deixamos de perguntar  e principalmente ouvir do nosso Time, se realmente elas sabiam o que queríamos deles.

Quem teve  a possibilidade de estar em várias grandes corporações nacionais e multinacionais – e não somente nelas – percebe que o problema é generalizado, e precisa ser combatido por todos. Se pudesse dar um único conselho a qualquer líder, diria, comunique-se muito com todos os seus liderados. Dê ao seu Time o máximo de informações possíveis a atualize-as com regularidade. Se não tiver novidades para repassar ao seu Time, anuncie que não há novidades, e relembre-os quais são os seus objetivos. Se tiver que pecar, faço-o por excesso e não deixe que a falta de informações seja substituída por boatos.  Empenhe-se em ser bem específico e não vago. Circule o máximo que puder e ao  ouvir algo que não é verdadeiro, reúna seu Time e esclareça imediatamente, impedindo que os boatos se “tornem” realidade.

Entendeu? Se não entendeu, não tem problema, eu explico novamente.

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