Diário de São Paulo
Siga-nos

Comprovante de vacinação é exigido de forma desorganizada e aleatória no Aeroporto Internacional de SP, relatam passageiros

A maioria dos viajantes vindos do exterior que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, não precisou apresentar o comprovante de

Comprovante de vacinação é exigido de forma desorganizada e aleatória no Aeroporto Internacional de SP, relatam passageiros
Comprovante de vacinação é exigido de forma desorganizada e aleatória no Aeroporto Internacional de SP, relatam passageiros

Redação Publicado em 14/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h32


A maioria dos viajantes vindos do exterior que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, não precisou apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid para entrar no país nesta terça-feira (14).

A obrigatoriedade do comprovante foi determinada no último sábado (11) pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Priscila Carvalho Valhanes trabalha em um hospital em Londres e chegou ao Brasil nesta manhã. A ela, foi exigido apenas uma declaração de saúde e o teste negativo de Covid.

“Quando eu cheguei aqui precisei mostrar o meu passaporte, eles pediram a declaração federal de saúde e pediram só o teste negativo de PCR ou antígeno.

“Não, não me pediram [o comprovante de vacinação]. Eu tenho as 3 doses da vacina”, complementa.

Já para o técnico de informática João Pedro Rodrigues, o documento foi solicitado. Ele estava nos EUA e desembarcou em Guarulhos.

“Pediram o comprovante da vacina e o teste negativo de Covid. Você nem chegava no balcão de imigração sem passar por duas pessoas que estavam verificando todos os documentos antes de chegar lá na frente do balcão.”

Decisão do ministro

Segundo o ministro, estrangeiros sem comprovante vacinal não poderão entrar no Brasil.

A decisão começa a valer a partir da notificação dos órgãos envolvidos, prevista para segunda-feira (13).

A exigência não trata da situação de brasileiros que não puderem comprovar vacinação em razão de ataque a sistemas do SUS.

Segundo o gabinete do ministro, Barroso entende que os brasileiros que não puderem comprovar vacinação em razão de ataque a sistemas do SUS devem apresentar um teste PCR negativo e informar que foram vacinados.

A ordem de Barroso foi dada em uma ação da Rede Sustentabilidade que tenta obrigar o governo a adotar medidas sanitárias recomendadas pela Anvisa, como o “passaporte da vacina” ou quarentena obrigatória para quem chega ao Brasil e uma maior fiscalização dos voos que desembarcam no país.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias