Diário de São Paulo
Siga-nos

Como se preparar em cima da hora para falar em público

Por Reinaldo Polito

Como se preparar em cima da hora para falar em público
Como se preparar em cima da hora para falar em público

Redação Publicado em 20/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h27


Por Reinaldo Polito

Como se preparar em cima da hora para falar em público

Eu ministro cursos de oratória há 47 anos, e aminha filha, Rachel, há 25. Além dos treinamentos regulares, em grupo ou para alunos particulares, recebemos, com frequência, pedidos quase desesperados de quem precisa se preparar para fazer uma apresentação “para ontem”.

Quase não há exagero nessa informação, pois é comum nos procurarem para saber o que deverão dizer e como se apresentar três ou quatro horas antes de enfrentar a plateia. De forma geral, vão adiando até a última hora, e aí se sentem inseguros para dar cabo da tarefa. Como já nos acostumamos com essas emergências, damos as linhas básicas do que precisam fazer para cumprir bem o compromisso.

Não é raro também nos perguntarem se há algum livro que possa orientá-los rapidamente, em alguns minutos, antes de enfrentarem o público. Como tenho 34 livros publicados sobre a arte de falar em público e a Rachel 9, sugerimos alguns capítulos de um e de outro para ajudá-los.

Ora, se essa é uma preocupação comum em boa parte daqueles que falam diante das plateias, por que não escrever um livro que pudesse ensinar em menos de meia hora os leitores a falar em público?Foi assim que nasceu a obra “29 minutos para falar bem em público e conversar com desenvoltura”.

Como se preparar em cima da hora para falar em público

O livro exposto nas livrarias

Você poderia perguntar: como é possível ler um livro em 29 minutos e, ainda por cima, aprender nesse curto tempo a fazer apresentações de boa qualidade? Posso garantir que se, seguir as orientações dos capítulos, conseguirá se preparar em poucos minutos.

O segredo foi acrescentar um resumo no final de cada capítulo. Com o título de “para ler em menos de um minuto”, você encontrará ali a essência de toda a matéria abordada naquela parte da obra. Portanto, lendo o resumo de cada um dos 29 capítulos, será possível concluir o livro em 29 minutos.

Já na introdução mostramos o caminho que o leitor deverá seguir para ficar pronto em pouco tempo. Recomendamos que vá ao sumário e escolha os temas que efetivamente serão necessários para apresentação que irá fazer. Alertamos, por exemplo, que se não precisar usar recursos audiovisuais, nem aprimorar as técnicas para conversar dentro do elevador, esses capítulos podem ser deixados de lado naquele momento. A atenção deverá estar concentrada somente nos que sejam relevantes dentro do pouco tempo disponível.

Além dessa praticidade, pegamos o leitor pela mão e vamos orientando como ele deverá aproveitar cada ensinamento sem perder tempo. Por exemplo, logo no início começamos com uma sugestão direta: “Se estiver muito em cima da hora de falar, vá diretamente ao último parágrafo deste capítulo. Depois, com mais tempo, faça a leitura completa.

E o que o leitor irá encontrar no último parágrafo? A seguinte informação: “Preste atenção na sua comunicação e aprenda como ela se desenvolve nas conversas do dia a dia para agir da mesma maneira quando estiver falando em público.

Este é o caminho que você deve percorrer para melhorar com rapidez sua comunicação em público: tente falar diante da plateia como se estivesse conversando de maneira animada com algumas pessoas próximas na sala da sua casa. Entenda que não deve fazer nada diferente do que já sabeapenas ser você mesmo.”

Pronto. Simples, prático e objetivo. Em poucos segundos o leitor fica sabendo que se for ele mesmo, como se comporta no dia a dia, enfrentará os ouvintes com mais segurança e eficiência.

Vamos imaginar que você seja convidado, de surpresa, a falar quando já estiver no local do evento. Veja como o livro o ajuda a se preparar em menos de um minuto:

– Identifique o tema e o motivo da reunião. Saiba por que as pessoas estão naquele local.

– Para iniciar seu discurso, escolha um assunto que domine. Você pode falar de sua atividade profissional, fazer referência a determinada passagem de um livro ou à cena de um filme que considera marcante, comentar sobre uma viagem, um fato que tenha presenciado ou uma notícia que esteja acompanhando.

– Associe esse assunto que conhece tão bem ao tema principal a ser desenvolvido. Para isso, use uma ideia de ligação. Por exemplo: “desafio”, “superação”, “dificuldade”, etc.

– Preste atenção nas palavras dos outros palestrantes e faça anotações. Inclua essas informações na sua fala. Lance mão de ideia de ligação também nesse caso para fazer associações com o tema principal.

Dessa forma você poderá driblar as dificuldades para se preparar rapidamente em qualquer circunstância.

Siga pelo Instagram @polito
Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão Corporativa e Gestão de Comunicação e Marketing na ECA-USP. Presidente Emérito da Academia Paulista de Educação. Escreveu 34 livros com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no [email protected]
Compartilhe  

últimas notícias