Diário de São Paulo
Siga-nos

Como exercícios de força queimam gordura?

Há evidências de que os exercícios de força têm benefícios diretos na queima de gordura, de acordo com um novo estudo da University of Kentucky College of

EXERCICIOS
EXERCICIOS

Redação Publicado em 02/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h44


Há evidências de que os exercícios de força têm benefícios diretos na queima de gordura, de acordo com um novo estudo da University of Kentucky College of Medicine em parceria com a College of Health Sciences, publicado no Jornal FASEB. Os pesquisadores descobriram que o exercício de resistência, em resposta à carga mecânica, regula o metabolismo das células de gordura em um nível molecular. Dessa forma, são liberadas partículas chamadas vesículas extracelulares, que dão instruções às células para acelerarem o processo de queima de gordura. Essas vesículas foram inicialmente entendidas como uma forma de as células eliminarem, de maneira seletiva, proteínas, lipídios e RNA. Recentemente, os cientistas descobriram que elas também desempenham um papel na comunicação intercelular.

A pesquisa científica mostra que, na verdade, o músculo esquelético se comunica com outros tecidos por meio dessas vesículas extracelulares. O fisiologista, Turibio Barros, lembra que, de forma geral, a queima de gordura é associada a exercícios aeróbicos. Sendo assim, o estudo demonstra o opostos: o exercício anaeróbico também pode promover benefícios na redução de massa gorda e no emagrecimento.

– Esse estudo está demonstrando que existe uma comunicação entre células do musculo esquelético, que, através da liberação de vesículas, se comunicariam com outro tecido, que é o tecido gorduroso. Quando se faz o exercício de força, chamado de exercício resistido, o músculo libera vesículas que são um canal de comunicação molecular com células do tecido gorduroso. E isso aumentaria o metabolismo de gordura, ou seja, se liberariam ácido graxos, que são moléculas gordurosas, que seriam queimadas pelo metabolismo oxidativo da célula – acrescenta.

Segundo o fisiologista do esporte, os resultados do estudo comprovam uma antiga teoria: exercícios com pesos beneficiam a queima de gordura. É a primeira tese científica que comprova isso.

– O benefício do peso fica comprovado como uma questão de saúde, para além do motivador estético. Isso estimula a prática de exercícios de força. Até então, se imaginava que essa perda de gordura só era possível correndo, pedalando e agora as pessoas têm mais uma opção de atividade para perder peso – completa.

Estudo científico comprova que exercícios de força auxiliam na queima de gordura — Foto: Pixabay

Estudo científico comprova que exercícios de força auxiliam na queima de gordura — Foto: Pixabay

Exercícios de força

O educador físico Alisson Lopes preparou uma série focada em exercícios de força.

– Nesta série, foi usado baixo volume de exercícios, quantidade essa recomendada mais para alunos iniciantes e sedentários. Recomendo uma frequência de 2 séries x 20 repetições.

Educador físico ensina a fazer exercícios de força

Agachamento livre

Exercício ideal para desenvolver os músculos da coxa e glúteos, mas que também contribui para o fortalecimento dos paravertebrais. É considerado exercício funcional.

Flexão de braços

Também considerado um exercício funcional, essa flexão envolve mais de duas articulações assim como o agachamento. Além disso, conta com alto gasto calórico e eficiência no emagrecimento.

Sprint

É um exercício complementar a série, pois tem uma elevação importante nos batimentos cardíacos e pode ser praticado por iniciantes e avançados. Mas, como para o iniciante, qualquer movimento exige força, este entrou como um componente aeróbico diferenciado da sequência.

Prancha ventral

Exercício de força isométrica que contribuirá para a definição no músculo do abdômen, além da auxiliar no fortalecimento dos músculos do core, que uma vez bem fortalecidas, irão proteger a coluna vertebral. Em muitos casos, esse fortalecimento é importante para reduzir dores relacionados a má postura. Para o exercício isométrico da prancha ventral, o educador físico sugere repetições de 20 segundos.

Flexão de Tronco “Stiff”

Exercício utilizado para contribuir com o fortalecimento da cadeia posterior (músculos posteriores da coxa, glúteos e paravertebrais), promove alto gasto calórico e ainda serve como aprendizagem para fases mais avançadas com acréscimos de cargas. Além disso, ainda dá um excelente resultado no bumbum.

Fontes: Alisson Lopes é profissional de educação física, especialista em treinamento de força, fisiologia e personal training. Criador do Eu Fit Brasil e do Método Workout Mix.
Turibio Barros é formado em Ciências Biomédicas pela Escola Paulista de Medicina. Mestrado e Doutorado pela EPM-UNIFESP. Pesquisador e Docente da EPM-UNIFESP – 148 artigos científicos publicados. Orientador de 12 teses de doutorado e 35 teses de mestrado. Editor de 6 livros- Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura. Fundador e Chefe do setor de Medicina Esportiva da UNIFESP. Fundador e Chefe do setor de Fisiologia do SPFC por 25 anos. Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol 1991-1994. Ganhador da Medalha do Mérito Esportivo do Governo do Estado de São Paulo. CEO da PHYSIO SCIENCE LLC – USA.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias