Diário de São Paulo
Siga-nos

Comércio em SP começa a funcionar até meia-noite e com capacidade para 80% do público a partir deste domingo

O comércio do estado de São Paulo começa a operar neste domingo (1º ) no horário ampliado de atendimento anunciado pelo governo paulista, funcionando até a

comercio
comercio

Redação Publicado em 01/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h12


O comércio do estado de São Paulo começa a operar neste domingo (1º ) no horário ampliado de atendimento anunciado pelo governo paulista, funcionando até a meia-noite e com a capacidade de ocupação dos estabelecimentos em 80%.

Antes da flexibilização deste domingo, o horário limite era até 23h e a capacidade máxima de atendimento do público era de 60%.

Segundo a gestão João Doria (PSDB), o horário de restrição de circulação nas ruas das 23h às 5h, chamado “toque de restrição”, também está suspenso no estado a partir deste 1º de agosto. Com isso, a Prefeitura de São Paulo também decidiu cancelar o rodízio noturno de veículos e voltar ao modelo tradicional nesta segunda-feira (2).

Os parques estaduais também poderão voltar aos seus horários regulares de antes da pandemia a partir deste 1º de agosto.

Na quarta-feira (28), a gestão João Doria (PSDB) afirmou que a ampliação da flexibilização no comércio e nos parques foi possível devido ao avanço da vacinação no estado e à melhora nos indicadores da pandemia. O número de casos e mortes, no entanto, ainda está em patamar elevado (leia mais abaixo).

Doria afirmou que todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas a partir do dia 17 de agosto.

“Ainda mantendo o uso de máscara, uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento e os demais protocolos de cuidados pessoais e coletivos, já estaremos com novas regras de funcionamento a partir do dia 17 de agosto”, disse o governador.

O governo paulista também anunciou na quarta a antecipação do calendário de vacinação, como nova previsão para que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18 de agosto.

No entanto, o estado de São Paulo não deve atingir, nesta data, a completa imunização dos adultos, porque boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose. Além disso, os mais jovens terão obtido a primeira aplicação apenas algumas horas antes da liberação de horários.

De acordo com o vacinômetro, cerca de 76% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a 1ª dose até 11h45 desta quarta (28). A aplicação da 2ª dose ou da dose única da vacina atingiu apenas 20,98% da população adulta. Para que a proteção seja mais eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo.

.
.
.
Fonte: G1
Compartilhe  

últimas notícias