Diário de São Paulo
Siga-nos

Comerciantes podem cobrar preços diferentes dependendo da forma de pagamento do cliente

Muitos consumidores preferem utilizar o cartão na hora das compras por questões de segurança. Mas essa preferência pode mudar, já que foi sancionada uma lei

Comerciantes podem cobrar preços diferentes dependendo da forma de pagamento do cliente
Comerciantes podem cobrar preços diferentes dependendo da forma de pagamento do cliente

Redação Publicado em 02/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h54


Muitos consumidores preferem utilizar o cartão na hora das compras por questões de segurança. Mas essa preferência pode mudar, já que foi sancionada uma lei no país que permite que os comerciantes cobrem preços diferentes para um mesmo produto, dependendo da forma como o cliente realiza o pagamento, ou seja, no cartão ou no dinheiro.

De acordo com o diretor de compras da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (SP) (Acirp), Walter Carrazoni Junior, a nova lei vai ser vantajosa para ambas as partes. O consumidor se beneficiará pois vai ganhar mais poder de negociação e o lojista porque ficará livre para oferecer mais opções de pagamentos.

“Vai ser bom para o comércio, vai gerar mais dinheiro e o comerciante vai poder dar o desconto à vista em dinheiro, coisa que antes não podia ser feita, o que também é muito bom para o consumidor. Os dois sairão ganhando”, comenta.

Já o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rio Preto acredita que a lei vai significar um retrocesso. Segundo o diretor regional do Procon, Ésio Pereira Filho, a lei não vai trazer vantagens ao consumidor. “No passado cobrava-se uma taxa para os pagamentos em cartão. Lutamos muito para que essa taxa não viesse para o consumidor e agora isso vai acabar acontecendo. Na prática, o consumidor passará a pagar a taxa de uma forma indireta”.

Compartilhe  

últimas notícias