Diário de São Paulo
Siga-nos

Com reabertura de shoppings, isolamento tem leve queda na cidade de SP

Ontem (12), dia dos Namorados e segundo dia de abertura de shoppings centers na cidade de São Paulo, a taxa de isolamento social apresentou uma ligeira queda

Com reabertura de shoppings, isolamento tem leve queda na cidade de SP
Com reabertura de shoppings, isolamento tem leve queda na cidade de SP

Redação Publicado em 13/06/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h33


Capital paulista está na fase 2 do plano de retomada econômica

Ontem (12), dia dos Namorados e segundo dia de abertura de shoppings centers na cidade de São Paulo, a taxa de isolamento social apresentou uma ligeira queda em comparação à sexta-feira anterior (05). Ontem, ela ficou em 47%, um ponto percentual abaixo do que foi observado entre segunda e quinta-feira dessa semana (48%) e um ponto percentual abaixo do que registrou na sexta-feira passada (05).

Desde o dia 1º de junho, a cidade de São Paulo está classificada na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo, plano de retomada econômica, elaborada pelo governo paulista, e que prevê cinco estágios para a abertura total da economia com a pandemia do novo coronavírus. Mas a prefeitura de São Paulo só autorizou a abertura do comércio de rua na última quarta-feira (10), enquanto os shoppings centers foram abertos na quinta-feira (11). Esses setores só podem funcionar quatro horas por dia, com limitação de pessoas e obedecendo a uma série de protocolos de higiene e distanciamento entre as pessoas.

Níveis de restrições de atividades por região a partir de 15 de junho. – Governo de São Paulo
As fases do Plano São Paulo vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). Apenas três regiões do estado estão classificadas na fase 1 ou vermelha, e permanecem em quarentena. As demais regiões do estado estão todas na fase 2, laranja, autorizadas a abrir comércio de rua, shoppings, concessionárias e imobiliárias, desde que obedeçam a critérios como limite de funcionamento e protocolos de higiene.

Apesar da reabertura em quase todas as suas regiões, o estado paulista manteve a sua taxa de isolamento observada na sexta-feira passada (5), em 46%. O governo considera satisfatória uma taxa de isolamento social superior a 55%. A taxa considerada ideal é acima de 70%. O governo estadual considera o isolamento social fundamental para diminuir a propagação do vírus e para evitar um colapso no sistema de saúde.

AGENCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias