Diário de São Paulo
Siga-nos

Com início da propaganda eleitoral, Arthur do Val e Joice perdem seguidores

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann (PSL) e Arthur do Val (Patriota) nas eleições municipais de 2020 foram os único pleiteantes para a

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 16/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h56


Candidato do Patriota teve queda nos fãs no Facebook e ficou estável no Twitter e Instagram. A ex-aliada de Bolsonaro perdeu seguidores em todas as redes

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann (PSL) e Arthur do Val (Patriota) nas eleições municipais de 2020 foram os único pleiteantes para a assumir a cadeira de líder do Executivo da capital paulista que tiveram no número de seguidores nas redes sociais.

Os dados são de uma pesquisa feita pela ferramenta de monitoramento digital Torabit entre os dias 27 de setembro e 12 de outubro, o que permite avaliar os efeitos das propagandas eleitorais de todos os candidatos. O levantamento ainda mostra a proporção de menções negativas no Facebook, Twitter e Instagram.

A ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro teve queda no número de seguidores em todas as redes sociais. No Facebook, a diminuição foi de 9.863. Já no Instagram e no Twitter as diminuições foram de 8.268 e 710, respectivamente.

No caso do candidato do Patriota, o período analisado mostrou redução de 7.674 seguidores Facebook. Em contraposição, ele teve um ligeiro criescimento no Instagram (1,9%) e no Twitter (0,65%).

Quem mais ganhou seguidores proporcionalmente no Twitter foi Marina Helou (Rede), com alta de 64% no período analisado. Ela é seguida por Vera Lúcia (PSTU), com 15%, e Jilmar Tatto (PT), com 7,4%.

No Facebook, o único a crescer expressivamente foi Tatto (8,3%), enquanto os outros permaneceram no mesmo patamar. Helou e Boulos aparecem na sequência, com 1,8% a mais de fãs.

No Instagram, quem mais ganhou seguidores foi Tatto (17%), Helou (16%), Andrea Matarazzo (PSD), com 8%, Boulos (5%) e Márcio França (PSB), com 2,4%.

Menções negativas

Dos 14 candidatos a prefeito, nove têm mais menções negativas do que positivas no Twitter. Os líderes novamente são Joice e Arthur do Val. Metade de todas as citações a ela são negativas, 34% neutras e 16% positivas.

Arthur do Val vem em seguida, como 44% de negativas, 30% neutras e 27% menções positivas.

.

.

.

IG

Compartilhe  

últimas notícias