Diário de São Paulo
Siga-nos

Com hospitais próximos do colapso, médicos de Bogotá pedem quarentena

Médicos em Bogotá pedem o retorno de uma quarentena na capital colombiana para diminuir as infecções pelo novo coronavírus, alertando que serviços médicos

Com hospitais próximos do colapso, médicos de Bogotá pedem quarentena
Com hospitais próximos do colapso, médicos de Bogotá pedem quarentena

Redação Publicado em 17/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h28


Colômbia registra mais de 165 mil casos de covid-19

Médicos em Bogotá pedem o retorno de uma quarentena na capital colombiana para diminuir as infecções pelo novo coronavírus, alertando que serviços médicos estão perto do colapso.Com hospitais próximos do colapso, médicos de Bogotá pedem quarentena

O país andino registrou mais de 165 mil casos de covid-19 e cerca de 6 mil mortes. Bogotá representa mais de um terço do número total de casos do país e mais de 20% das mortes.

“Estamos em situação crítica”, disse o presidente da Faculdade de Medicina de Bogotá, Herman Bayona, à Reuters. “Estamos próximos do colapso.”

O presidente colombiano, Iván Duque, declarou quarentena para desacelerar a propagação da doença no fim de março.

A medida deve acabar no dia 1º de agosto, com alguns setores da economia e partes do país já em reabertura.

Nesta semana, a capital começou a impor quarentenas rígidas em rodízio por bairro, o que Bayona classifica como ineficiente.

“Não acreditamos que quarentenas por região tenham o poder de desacelerar a velocidade das infecções”, disse.

Bayona informou que várias associações médicas se encontraram com líderes políticos em Bogotá para defender o retorno de uma quarentena rígida em toda a cidade.

As unidades de tratamento intensivo (UTIs) de Bogotá estavam com quase 90% da capacidade ocupada na noite da última quarta-feira (15), de acordo com dados do governo. A prefeita Claudia López visitou um hospital público na quinta-feira (16) e disse que entre 20 e 30 novos ventiladores chegarão diariamente para aumentar a capacidade dos leitos.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias