Diário de São Paulo
Siga-nos

Com contrato renovado no UFC, Edson Barboza promete lutão: “Falem uma luta ruim que fiz…”

Aos 35 anos, Edson Barboza está renovado - literalmente - para seguir sua história no UFC. Depois de quase deixar o Ultimate no ano passado ao fim do

UFC
UFC

Redação Publicado em 13/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h46


Brasileiro, número 13 no peso-pena, encara Shane Burgos no UFC 262, neste sábado, em Houston: “Saber que está empregado por mais seis lutas te deixa muito mais tranquilo”

Aos 35 anos, Edson Barboza está renovado – literalmente – para seguir sua história no UFC. Depois de quase deixar o Ultimate no ano passado ao fim do contrato, o lutador brasileiro renovou por mais seis lutas com a organização, e já no próximo sábado fará a primeira delas. Ele enfrenta o americano Shane Burgos em sua terceira luta em sequência no peso-pena (até 66kg), e promete mais uma grande exibição.

– De vez em quando paro para pensar e “realmente estou ficando velho” (risos). Não, não estou ficando velho, não! Mas você chegar no UFC é uma coisa, permanecer no UFC por muito tempo é completamente diferente. E o principal: permanecer no topo. Desde que surgiu o ranking do UFC, estou entre os 15 melhores do mundo na categoria de 155 (libras, peso-leve). Desci para 145 (libras, peso-pena) e estou entre os 15 melhores do mundo. Se manter em alto nível, fazendo boas lutas sempre… A galera sabe: falem uma luta ruim que fiz, que o pessoal não gostou. É muito gratificante saber que continuo no topo e fazendo um ótimo trabalho – afirmou, em entrevista ao Combate.

Se dizendo mais confiante em si mesmo, Edson Barboza comemorou o fato de ter seguido no Ultimate. E destacou que o mais importante de tudo foi a valorização ganha com a companhia.

– Você saber que está empregado por mais seis lutas te deixa muito mais tranquilo, é claro. Mas principalmente (é importante) ser valorizado. Me senti um cara valorizado pela companhia, e fiquei muito feliz. Sem dúvidas nenhuma, isso tira um peso das costas (…). Essa é a primeira luta desse novo contrato, e essa vai ser a primeira luta do melhor contrato da minha vida.

Hoje 13 colocado no ranking, Edson Barboza tem duas lutas no peso-pena: ele estreou com derrota em decisão dividida com Dan Ige, em maio de 2020. Em outubro do mesmo ano, venceu Makwan Amirkhani por decisão unânime. Agora, enfrenta o nono colocado Shane Burgos.

– Shane é um excelente atleta, um ótimo striker, e nono do mundo, um dos melhores. Isso me motivou muito a continuar treinando e melhorando. Estou muito feliz por ter a oportunidade de sempre lutar contra os melhores. Ele é um striker, um cara que luta em pé, fica muito à vontade, mas é MMA, temos que estar preparados para onde a luta for, e eu sempre estou preparado. Estou vendo o nocaute, e tenho certeza de que se ele me der uma chance esse nocaute vai aparecer. Quando luto, pode esperar a qualquer momento (o nocaute).

Edson garantiu também que tem se sentido confortável na nova categoria, ainda que tenha que perder mais peso. O lutador, nascido em Nova Friburgo-RJ, fez questão de avisar que só se mantém nos penas por acreditar que seu rendimento é melhor do que vinha sendo nos leves.

– Estou na melhor forma física da minha vida, com a cabeça muito boa. Sou um cara muito regrado, faço as coisas do jeito que tenho que fazer. Se me propus a descer para 145, tentei procurar as coisas certas para não sofrer, não prejudicar minha performance, e tem dado certo. Só continuo lutando de 145 porque sei que posso render mais do que rendi nas últimas lutas.

Na verdade, Edson lembra que manter o peso controlado faz parte da rotina desde que começou a lutar, ainda na adolescência. E ele agora se mantém num patamar ainda mais leve, mesmo quando não está lutando, depois da mudança de categoria.

– Vivo de dieta, faço dieta a minha vida inteira. Na minha primeira luta profissional de muay thai tinha 16, 17 anos, e já foi 70kg. Estou há 20 anos fazendo dieta e lutando na mesma categoria. Hoje em dia não é mais dieta, me alimento bem sempre. É um lifestyle. É ruim, sinceramente, mas não sofro tanto para bater o peso. Automaticamente, fiz uma conta muito simples: se tenho que descer 6kg a mais [são 4kg, na verdade], tenho que ficar 6kg mais leve. O mesmo sofrimento para bater os 66kg é o mesmo que batia com 70kg.

Edson Barboza venceu Makwan Amirkhani por decisão unânime em sua última luta — Foto: Getty Images

Edson Barboza venceu Makwan Amirkhani por decisão unânime em sua última luta — Foto: Getty Images

Serviço do UFC 262

Combate transmite o UFC 262 ao vivo e na íntegra com exclusividade neste sábado, a partir de 19h10 (horário de Brasília) com o Aquecimento Combate. O SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC 262
15 de maio de 2021, em Houston (EUA)

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Charles do Bronx x Michael Chandler
Peso-leve: Tony Ferguson x Beneil Dariush
Peso-galo: Matt Schnell x Rogério Bontorin
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Viviane Araújo
Peso-pena: Shane Burgos x Edson Barboza

CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília):
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x André Sergipano
Peso-pena: Lando Vannata x Mike Grundy
Peso-médio: Jordan Wright x Jamie Pickett
Peso-mosca: Andrea Lee x Antonina Shevchenko
Peso-mosca: Gina Mazany x Priscila Pedrita
Peso-pena: Kevin Aguilar x Tucker Lutz
Peso-leve: Sean Soriano x Christos Giagos

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias