Diário de São Paulo
Siga-nos

Com baixo estoque, fundação em SP precisa de sangue com urgência

O estoque de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- da Fundação Pró-Sangue está em situação de emergência. O órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São

Com baixo estoque, fundação em SP precisa de sangue com urgência
Com baixo estoque, fundação em SP precisa de sangue com urgência

Redação Publicado em 12/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 15h10


Estoques estão em situação de emergência

O estoque de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- da Fundação Pró-Sangue está em situação de emergência. O órgão, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, está pedindo doações urgentes. Segundo a fundação, a quantidade de sangue disponível no momento garante o abastecimento dos hospitais por menos de um dia, o que pode comprometer o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.Com baixo estoque, fundação em SP precisa de sangue com urgênciaCom baixo estoque, fundação em SP precisa de sangue com urgência

“A situação é de fato muito preocupante. Já faz um bom tempo que as reservas operam em condições de escassez, e a Pró-Sangue está com dificuldade para reverter o cenário de criticidade. Se o número de doações não aumentar, pode haver risco de desabastecimento”, alerta a Fundação Pró-Sangue.

De acordo com as Pró-Sangue, a queda acentuada dos estoques se deve em parte ao período de férias, quando as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. “Além disso, temos o surto de Influenza e o aumento dos casos de covid pela variante Ômicron, que acabam afastando os candidatos das unidades de coleta”.

Para fazer a doação é preciso agendar pelo site da Pró-Sangue. Além de fazer o agendamento, o candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, como estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos de idade (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Para tirar as dúvidas também é possível consultar o Alô Pró-Sangue, pelo 11 4573-7800.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias