Diário de São Paulo
Siga-nos

Desafiando a lógica

Após mais de 4 anos escrevendo para o portal exame.com.br, aceitar o convite para escrever uma coluna semanal neste jornal é motivo de muito orgulho. As

Desafiando a lógica
Desafiando a lógica

Redação Publicado em 20/06/2018, às 00h00 - Atualizado em 21/06/2018, às 15h17


Após mais de 4 anos escrevendo para o portal exame.com.br, aceitar o convite para escrever uma coluna semanal neste jornal é motivo de muito orgulho. As cidades do interior do Estado tem uma pujança impressionante e é um celeiro excelente para dividirmos histórias, causos, experiências sobre Gestão, Mudanças, Empreendedorismo, Inovação, Economia Compartilhada, saladadegerações.com e outros temas tão importantes para nos manter atualizados neste mundo em constantes transformações.

Nesta primeira coluna gostaria de trazer uma experiência muito interessante e que li a respeito sobre os perigos do raciocínio lógico na resolução de problemas.

Todos sabemos da grande organização,  inteligência e raciocínio lógico das abelhas, capazes de moldar estruturas complexas e muito sofisticadas. Por outro lado, as moscas (pobres moscas), estas são reconhecidamente um ser desprovidos de inteligência.

Pois bem. Criou-se a seguinte experiência. Abelhas foram colocadas numa garrafa em uma sala totalmente escura exceto por um pequeno ponto de claridade vindo de uma janela. Virou-se o fundo da garrafa em direção ao ponto de luz. As abelhas utilizando-se de sua inteligência e lógica, não teve dúvidas e começou a voar em direção ao ponto de luz pois, sabia que lá era o indicativo da saída. Voaram insistentemente, utilizando-se certamente de seu raciocínio e chocaram-se contra o fundo da garrafa até que todas morressem.

Fizeram a mesma experiência com as moscas. Estas sem nenhuma inteligência e critério lógico a ser seguido, começaram a voar sem sentido em todas as direções e encontraram a saída da garrafa.

É claro que não podemos deixar de pensar logicamente mas, não podemos nos limitar a ver as situações por um único ângulo. É fundamental olhar por todas as perspectivas e não. Procure sempre ter uma visão holística sobre os problemas e não deixar de analisar todas as hipóteses. Até aquelas que pareçam absurdas podem nos levar a solucionas os grandes problemas.

Compartilhe  

últimas notícias