Diário de São Paulo
Siga-nos

Coluna Craque Neto: Diga-se de Passagem

Dirigentes só enxergam cifrões?

Coluna Craque Neto: Diga-se de Passagem
Coluna Craque Neto: Diga-se de Passagem

Redação Publicado em 16/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h55


Diga-se de Passagem

Dirigentes só enxergam cifrões?

Que o futebol movimenta uma fortuna não é novidade pra ninguém. Agora com o avanço do Covid-19, o popular Corona Vírus, muita gente tem entrado em esquema de quarentena. As empresas, escolas e comércios estão parando, eventos esportivos de nível global e shows adiados e tudo isso com a meta de evitar a propagação da doença. Eu sinceramente não entendo nada disso, mas sei que muita gente importante está ficando doente e Organização Mundial de Saúde já decretou pandemia. Ou seja, uma epidemia de nível global.

E onde entra o futebol brasileiro nisso tudo? Ué, acho que a CBF e as Federações podem ter duas atitudes: ou cancela de vez os Estaduais e tenta reencaixar o calendário mais pra frente – o que acho quase impossível de acontecer, diga-se de passagem! – ou vamos em um esquema de tirar o público dos estádios pra evitar a aglomeração de pessoas. Isso é o mínimo que deve ser feito. Não dá pra no Rio ser de um jeito, no interior de São Paulo de outro. Isso é ridículo!

Sei que boa parte dos dirigentes são contrários a essas decisões. Afinal de contas eles só conseguem enxergar cifrões na frente deles. Mas a realidade é que o tal Corona Vírus é algo sério que precisa ser tratado com seriedade. E copiando o que diz meu amigo Milton Neves: “O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”. Então vamos cuidar da saúde do povo que o resto depois a gente corre atrás.

A boleirada está robotizada

Estou cada vez mais convencido que os caras de hoje viraram jogadores-robôs. Isso mesmo! Só estão preocupados em ganhar dinheiro e esqueceram que a meta é jogar futebol e causar boa impressão. O exemplo mais bem acabado disso é o Lucas Lima, que quando era mais humilde ralava no Santos e era o líder de assistências do futebol por aqui. Foi só assinar contrato milionário com o Palmeiras para ele simplesmente SUMIR. Incrível!

Outro que é assim é o Pato. Pelo amor de Deus! Quando era moleque tinha potencial pra ser melhor que o Ronaldo Fenômeno. Eu até cometi a heresia de falar isso na TV uma vez. Mas foi enriquecer pra desencanar. Hoje em dia cada vez mais vemos situações como essas, o que deixa claro que o excesso de dinheiro envolvido no esporte está derrubando radicalmente o nível técnico da modalidade. Infelizmente o atleta brasileiro, que normalmente é de origem humilde, não tem intelecto para ficar rico do dia pra noite. O que dirá ter discernimento para ganhar dinheiro e jogar bola em alto nível ao mesmo tempo. Uma pena.

Aqui se faz, aqui se paga

É óbvio que a torcida do Corinthians não merecia tamanha tristeza de ver o time praticamente eliminado na primeira fase e brigando para não cair no Campeonato Paulista. E olha que o Timão é o atual tricampeão da competição. Mas a verdade é que essa diretoria da chapa ‘Renovação & Transparência’ merece. Pelo amor de Deus! Primeiro que esses caras já começam errado já no nome. Como pode ter a palavra RENOVAÇÃO em um grupo que está no poder do clube há 13 anos girando sempre os mesmos nomes? Soa até como piada. E depois como podem se denominar TRANSPARENTES se escondem – ou disfarçam – números de contratos milionários? Toda hora o buraco tem um valor diferente.

O presidente Andrés Sanchez, que sempre mandou no Corinthians nesse tempo todo, teve todas as coisas erradas (que são muitas, diga-se de passagem!) encobertas pelos bons trabalhos de técnicos como Tite, Mano Menezes e Fábio Carille. Esses caras chegaram a tirar leite de pedra em alguns momentos. As sequências de vitórias e conquistas fizeram com que Andrés e seus amigos deitassem e rolassem sem nenhum tipo de cobrança. Na verdade, alguns conselheiros da oposição até tentaram peitar. Mas foram massacrados diante de tantos títulos.

É por isso que não tenho dó. Torço pelo Corinthians, é claro, não nego. Mas acho sim que o clube precisa URGENTEMENTE de uma reestruturação na gestão. Do jeito que está não dá mais. Deixaram o Timão com uma baita fama de picareta e caloteiro. O coitado do Tiago Nunes está entrando de boi de piranha nessa história. Ele assumiu uma proposta de trabalho falida e não está conseguindo fazer esse time jogar. Um monte de reforço pé-de-rato dos mesmos empresários de sempre. Um baita jogo de interesses onde só quem se prejudica é o Corinthians e seu torcedor. Sinceramente não sei até onde isso vai.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias