Diário de São Paulo
Siga-nos

Coleta de recicláveis teve aumento de 19% por dia durante a pandemia na cidade de São Paulo

A coleta de materiais recicláveis na capital paulista teve um aumento de 19% na média diária durante a pandemia do coronavírus, de acordo com dados da

Coleta de recicláveis teve aumento de 19%
Coleta de recicláveis teve aumento de 19%

Redação Publicado em 09/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h50


Equipes da Prefeitura de São Paulo, no entanto, alertam que há muito material orgânico misturado, o que inutiliza metade do que foi coletado para reciclagem. Capital paulista recicla apenas 7% das 12 toneladas de resíduos produzidos diariamente pela população.

Reciclagem aumenta durante a pandemia

A coleta de materiais recicláveis na capital paulista teve um aumento de 19% na média diária durante a pandemia do coronavírus, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo. Das 12 toneladas de resíduos que a capital produz todos os dias, no entanto, somente 7% é reciclado.

De março a dezembro de 2020 foram coletadas mais de 73 mil toneladas de recicláveis na cidade; no mesmo período de 2019, foram pouco mais de 61 mil toneladas.

Em junho, no auge da pandemia e quando os índices de isolamento também eram mais altos, a variação de um ano para o outro foi de 36%.

Apesar do aumento do número de material reciclável chegando até as usinas, ainda falta consciência ambiental, pois há mistura com o lixo comum, inutilizando metade do material coletado, daí a importância de uma separação consciente por parte do consumidor

Material reciclável coletado pela Prefeitura de São Paulo vai para centrais mecanizadas e passam por sete máquinas com tecnologias diferentes para separação — Foto: TV Globo/Reprodução

Material reciclável coletado pela Prefeitura de São Paulo vai para centrais mecanizadas e passam por sete máquinas com tecnologias diferentes para separação — Foto: TV Globo/Reprodução

Tratamento em São Paulo

O material que é coletado pela Prefeitura é distribuído especialmente para duas centrais mecanizadas. Juntas, as centrais têm capacidade para separar 500 toneladas de recicláveis por dia.

Os resíduos que chega vai para a esteira. Esses materiais passam por sete máquinas com tecnologias diferentes para separação por tipo, tamanho e cor, e, antes de irem para a prensa, é feito um controle de qualidade por agentes.

O que é separado em casa também vira emprego e renda para milhares de pessoas. O material é vendido e distribuído entre as 24 cooperativas habilitadas e mil cooperados.

.

.

.

G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias