Sem categoria
Colégio Eleitoral confirma vitória de Biden nos EUA

Biden obteve 306 votos contra 232 do republicano Trump
O democrata Joe Biden venceu nesta segunda-feira (14) a votação do Colégio Eleitoral que determina formalmente o ganhador da eleição presidencial dos Estados Unidos.
Na Califórnia, estado mais populoso dos EUA, foram entregues 55 delegados a Biden, colocando oficialmente o ex-vice-presidente acima dos 270 votos necessários para garantir a Casa Branca.
Com base nos resultados da votação de novembro, Biden obteve 306 votos do Colégio Eleitoral contra 232 do republicano Donald Trump. Biden e sua companheira de chapa, Kamala Harris, tomam posse no dia 20 de janeiro.
Com a votação sem surpresas no Colégio Eleitoral as esperanças do atual presidente de se manter no poder irão se concentrar em uma reunião especial do Congresso no dia 6 de janeiro, mas as chances a favor dele são praticamente nulas.
Biden será a pessoa mais velha a se tornar presidente dos Estados Unidos, aos 78 anos, e deve discursar nesta noite sobre o resultado do Colégio Eleitoral.
Mais cedo, os membros do Colégio Eleitoral da Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin votaram em Biden, assim como eleitores do colegiado no Arizona.
Sistema Eleitoral
Sob um sistema que opera desde 1780, um candidato se torna presidente dos Estados Unidos não por conquistar a maioria do voto popular, mas pelo sistema do Colégio Eleitoral, que distribui os votos eleitorais para os 50 Estados e para o Distrito de Columbia baseando-se em grande parte na população de cada unidade federativa.
Os eleitores são tipicamente membros de partidos que representam o candidato vencedor em cada estado, com a exceção do Maine e de Nebraska, que distribuem os votos do Colégio Eleitoral ao candidato presidencial que venceu em cada um dos distritos do Estado.
Embora por vezes alguns membros “dissidentes” votem em um candidato diferente do vencedor do voto popular em seus estados, a vasta maioria deles apenas confirma os resultados, o que também ocorreu hoje.
.
.
.
Com informações da Reuters
-
Artigos5 horas atrás
Marlon Luz: Uma CPI pode acabar com os apps em São Paulo?
-
São Paulo7 horas atrás
Fiscalização fecha bares com aglomerações na Zona Sul da capital em 1ª noite de ‘toque de restrição’ em SP
-
saúde6 horas atrás
‘Eu me sinto na fase mais difícil de uma guerra’, diz enfermeira de hospital lotado do RS
-
Polícia6 horas atrás
Estudante se torna réu pelo assassinato de jogadora de games em SP; continuará preso e fará exame de insanidade mental
-
São Paulo7 horas atrás
Michel Temer é vacinado contra a Covid-19 em drive-thru de SP
-
Internacional10 horas atrás
Peter Revson teve curta e competente passagem pela F1 mas morreu em acidente em 1974
-
Esportes5 horas atrás
Lesão na perna de Tiger Woods: o que é uma fratura exposta cominutiva
-
Esportes5 horas atrás
LeBron James rebate Ibrahimovic após ser criticado por ativismo: “Nunca ficarei calado”