Diário de São Paulo
Siga-nos

COI pede explicação à China por uso de broches com imagens de ditador

O COI pediu explicação à China pelos "pins" com imagem do ditador Mao Zedong usados por atletas do país na Olimpíadas de Tóquio 2020. Mao foi morto em 1976 e

COI
COI

Redação Publicado em 03/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h04


O COI pediu explicação à China pelos “pins” com imagem do ditador Mao Zedong usados por atletas do país na Olimpíadas de Tóquio 2020. Mao foi morto em 1976 e liderou a revolução comunista no país asiático.

– Entramos em contato com o Comitê Olímpico Chinês, pedimos um relatório sobre a situação – disse o porta-voz do COI, Mark Adams, em entrevista coletiva.

Os broches com imagem do ditador foram usados pelas ciclistas Bao Shanju e Zhong Tianshi na cerimônia de entrega da medalha. O ato corre o risco de ser julgado como violação da Regra 50 da Carta Olímpica, que proíbe declarações políticas no pódio nos Jogos de Tóquio.

Protestos em Tóquio

A manifestação ocorreu um dia depois da americana Raven Saunders cruzar os punhos sobre a cabeça ao receber a medalha de prata no arremesso de peso nas Olimpíadas — a primeira manifestação em pódio, o que o COI veda. Saunders diz ter feito ato em apoio a minorias.

Raven Saunders faz sua manifestação no pódio em Tóquio — Foto: Hanna Mckay / Reuters

Raven Saunders faz sua manifestação no pódio em Tóquio — Foto: Hanna Mckay / Reuters

Gestos e declarações agora são permitidos dentro do campo de jogo na linha de partida ou antes do jogo, embora não durante a competição ou cerimônias de medalha. Vários times de futebol feminino, por exemplo, se ajoelharam no campo antes do início do jogo no primeiro dia de ação olímpica em 21 de julho.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias