Diário de São Paulo
Siga-nos

COI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de covid-19 no Japão

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, expressou nesta segunda-feira (16) a confiança de que os Jogos de Tóquio serão realizados

COI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de covid-19 no Japão
COI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de covid-19 no Japão

Redação Publicado em 16/11/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h54


Bach defende que todos os envolvidos no evento devam ser imunizados

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, expressou nesta segunda-feira (16) a confiança de que os Jogos de Tóquio serão realizados com sucesso no ano que vem, permitindo até a presença da plateia, enquanto o mundo lida com um aumento acentuado de infecções pelo novo coronavírus (covid-19).COI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de covid-19 no JapãoCOI expressa confiança nos Jogos em meio à alta de covid-19 no Japão

A visita de dois dias de Bach a Tóquio provavelmente impulsionará os esforços do Japão para sediar a Olimpíada, mas não servirá muito para apaziguar os receios de um público profundamente preocupado com a disseminação do vírus.

O presidente do COI passou o dia com os organizadores de Tóquio 2020 debatendo como realizar o evento esportivo gigantesco durante uma pandemia inédita e garantir a segurança dos mais de 11 mil atletas internacionais. A visita é a primeira de Bach à capital japonesa desde março, quando ele e o então primeiro-ministro Shinzo Abe decidiram adiar os Jogos para o ano que vem.

Também nesta segunda (16), Bach cumprimentou o novo premiê japonês, Yoshihide Suga, e disse à governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que eles podem acreditar que uma vacina estará disponível no próximo verão. O COI vai trabalhar para assegurar que tanto participantes quanto visitantes estejam vacinados antes de chegarem ao Japão, acrescentou.

“Para proteger o povo japonês, e por respeito pelo povo japonês, o COI fará um grande esforço para que… os participantes e visitantes da Olimpíada cheguem aqui vacinados se, até então, uma vacina estiver disponível”, disse.

Porém mais tarde, em uma coletiva de imprensa, Bach disse que não fará da vacinação uma exigência para os participantes dos Jogos. A notícia sobre uma vacina possivelmente eficiente da Pfizer aumentou a esperança na realização dos Jogos, mas a opinião pública japonesa continua dividida. Quase 60% dos entrevistados de uma pesquisa feita pela rede de televisão Asahi em novembro disseram que o evento deveria ser adiado novamente ou cancelado.

Depois de se reunir com Koike, Bach abordou um punhado de manifestantes que portavam cartazes e usavam alto-falantes para enfatizar sua exigência de um cancelamento da Olimpíada.

“Vocês querem falar ou querem gritar?”, indagou enquanto seguranças se colocavam entre ele e um dos manifestantes, mas estes recusaram sua oferta de dialogo, disse Bach na coletiva de imprensa.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

Tags

últimas notícias