Diário de São Paulo
Siga-nos

COI diz não pensar em adiamento ou cancelamento de Tóquio 2020

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, afirmou nesta quarta (4) que a entidade não pensa em cancelamento ou adiamento dos

COI diz não pensar em adiamento ou cancelamento de Tóquio 2020
COI diz não pensar em adiamento ou cancelamento de Tóquio 2020

Redação Publicado em 05/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 07h06


Declaração é dada em dia de avanço do coronavírus no Japão

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, afirmou nesta quarta (4) que a entidade não pensa em cancelamento ou adiamento dos Jogos de Tóquio 2020, que estão programados para o período de 24 de julho a 9 de agosto, por conta do avanço de casos do coronavírus no país sede do evento esportivo.

O dirigente deu esta declaração em entrevista coletiva realizada após o final de reunião do Conselho Executivo do COI, em Lausanne (Suíça).

“Posso dizer que hoje, na reunião do conselho executivo, nem a palavra cancelamento ou a palavra adiamento foram sequer mencionadas. É claro que somos uma organização responsável. É por isso que temos essa força-tarefa conjunta que realiza reuniões regulares e estamos tratando de quaisquer problemas que possam surgir, mas não estamos especulando sobre nenhum tipo de desenvolvimento futuro”, afirmou Bach.

O dirigente também afirmou que conversou na última sexta com representes da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre eles o seu diretor geral, o etíope Tedros Adhanom. Segundo Bach, “a contribuição e os conselhos da OMS” estão sendo considerados pelos organizadores dos Jogos.

Comitê Tóquio 2020

A declaração de Thomas Bach foi dada após o presidente do comitê organizador dos Jogos de Tóquio 2020, Yoshiro Mori, afirmar na manhã desta quarta que não considera a possibilidade de cancelamento do evento esportivo.

O posicionamento aconteceu pouco depois de ser revelado o total de infecções confirmadas pelo novo coronavírus no Japão: o número de casos já ultrapassa a marca de 1.000 pessoas infectadas.

Yoshiro Mori também foi questionado sobre o prazo final para uma decisão sobre um possível cancelamento da próxima edição dos Jogos Olímpicos. Em resposta, disparou: “Eu não sou Deus, então não sei”. Na última terça (3) a ministra do Japão para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Seiko Hashimoto, afirmou que até maio sairia uma definição.

Gazeta Esportiva

Compartilhe  

Tags

últimas notícias